metropoles.com

Embaixada francesa ajudará a traduzir a obra premiada de Makenzy Orcel

O livro Une somme humaine venceu o prêmio literário Choix Goncourt du Brésil (Escola Goncourt do Brasil, em tradução livre)

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
Equipe embaixada da França no Brasil
1 de 1 Equipe embaixada da França no Brasil - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Após muita expectativa e maestria com as palavras, o vencedor do prêmio literário Choix Goncourt du Brésil (Escola Goncourt do Brasil, em tradução livre) foi revelado na última quinta-feira (23/11). Apoiada pela Embaixada da França, a quinta edição da iniciativa tem Makenzy Orcel como escritor condecorado pela obra Une somme humaine (Uma soma humana, em tradução livre).

Até então, o livro não foi publicado no Brasil, mas a embaixada francesa (foto em destaque), conduzida pela diplomata Brigitte Collet, ajudará no processo de tradução para o português. Alunos e professores de 16 universidades federais brasileiras participaram do prêmio literário afiliado ao Prix Goncourt.

Os inscritos na premiação tiveram que trabalhar em obras de autores francófonos ao longo do último semestre. Somente 12 participaram do processo de seleção, sendo Makenzy Orcel o grande vitorioso.

O escritor, nascido em 1983, no Haiti, abandonou os estudos em linguística para se dedicar inteiramente à literatura. Seus livros trazem testemunhos de vida de personagens fortes, baseados em histórias vividas, muitas vezes, no país natal.

Makenzy Orcel
Makenzy Orcel

Segundo descrição, Une somme humaine “faz ecoar a voz de uma protagonista que chega até nós do além-túmulo. Ao mesmo tempo anônima e corporificada, é a voz de uma única mulher e de todas as mulheres. Ela relata uma infância que lhe foi roubada, uma adolescência dilacerada, uma vida e um destino destruídos”.

Livro Une somme humaine, de Makenzy Orcel
Une somme humaine, de Makenzy Orcel

“Criada em um vilarejo provinciano repleto de fofocas e maledicências, negligenciada pelos pais, especialmente pela mãe, que preferia as rosas de seu jardim, ela encontrou pouco conforto em sua avó mais amorosa. Fugiu para Paris na esperança de levar uma vida livre dos fantasmas do passado. Lá, estudou literatura na Sorbonne, apaixonou-se por um homem que havia fugido da guerra no Mali e experimentou o mundo do trabalho, antes de finalmente sofrer a provação do abandono e se afundar em uma peregrinação irreversível”, continua a sinopse.

Choix Goncourt du Brésil

Referência entre os prêmios literários na França, o Prix Goncourt tem edições brasileiras desde 2019. A condecoração foi criada para promover a literatura contemporânea francesa e incentivar a tradução.

Concebida e coordenada pelos serviços cultural e educativo da Embaixada da França no Brasil, a edição brasileira funciona de modo transversal e participativo.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?