Algumas pessoas já pintaram ou pensaram em pintar os cabelos de loiro, mas ficaram com receio em relação aos cuidados. Se esse é o seu caso, veja, abaixo, como fazer a transição de cor e, ainda assim, fugir dos fios secos, quebradiços ou fora do tom desejado.
Quem dá o caminho das pedras é a especialista capilar e cabeleireira Raquel Souza. A expert listou alguns cuidados para você que tem ou planeja mudar a cor dos fios.
Confira!
1. Escolha do tom
Essa é uma das principais dúvidas para a mulher que deseja adotar essa tonalidade, de acordo com a profissional. “Escolha uma nuance de loiro que você gosta. É importante procurar o tom de coloração que valorize suas características, como a cor da pele e sobrancelha, além de se encaixar no seu estilo de vida, para que você possa dar a atenção necessária”, explica.

Outra indicação é escolher cores com temperatura semelhante a cor da cútis. “Quem tem a pele fria, os subtons claros ou rosada, pode destacá-la com tonalidades mais frias, como o platinado ou bege. As divas de pele quente, com subtons amarelados ou alaranjados, podem realçar a beleza com o dourado ou o acobreado”, ensina.
2. Secador e a chapinha
Os cabelos loiros e descoloridos são os que mais sofrem com o uso excessivo de ferramentas de calor. Se o aparelho estiver mais quente do que o indicado e os fios sem proteção térmica, o cabelo tende a ficar quebradiço, com frizz e pontas duplas.

“O uso descontrolado de secador, chapinha e modelador de cachos pode danificar seriamente os loiros. É imprescindível o protetor térmico. Além disso, é necessário checar a temperatura do artefato. O mais indicado é, no máximo, 180°”, alerta Raquel Souza.
3. Shampoo e condicionador
Um erro comum citado pela expert é usar qualquer shampoo e condicionador, e tentar “compensar” com uma máscara hidratante. “Crie uma rotina de cuidados com produtos específicos para o seu tom de loiro para que o resultado do salão permaneça”, emenda.

Produtos de função tonalizante são ótimos para manter a coloração livre de manchas e amarelados. Vale ficar atenta ao tempo de aplicação dos itens com poder de matizar as mechas loiras, para as madeixas não adquirirem a cor roxa ou azul dos tonalizantes.
4. Praia e piscina
O cloro deixa as mechas com um tom esverdeado. Para que isso não aconteça, Raquel recomenda enxaguar, abundantemente, os fios com água doce logo após o mergulho. “Vale proteger com um creme de pentear antes de entrar na piscina para que forme uma película protetora anti-cloro ao redor da fibra capilar”.

Ela acrescenta: “No mar, o segredo para reduzir os danos é proteger os fios antes do mergulho com um óleo capilar ou leave-in. Após sair da água, enxágue os fios imediatamente com água doce e reaplique o seu finalizador com filtro UV. Ao chegar em casa, é importante lavar os cabelos com um shampoo específico para cabelos loiros e tratar as madeixas com máscara antes do condicionador”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram