metropoles.com

Palpite de Marco Aurélio é 7 X 4 contra prisão em 2ª instância

STF começou a julgar a possibilidade de execução de pena após condenação em 2º grau. Votos ficaram para a próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
STF retoma julgamento sobre restrição do foro privilegiado.
1 de 1 STF retoma julgamento sobre restrição do foro privilegiado. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu dar um palpite sobre o resultado do julgamento que discute a possibilidade de prisão após condenação em 2ª instância. Para ele, relator do processo, o placar final será de 7 X 4 pela modificação da atual jurisprudência.

Ao entrar no plenário da Corte, o magistrado disse a jornalistas que o voto, preparado para a próxima quarta-feira (23/10/2019) – data para a qual a análise foi adiada -, terá entre sete e oito páginas. Ele ainda afirmou que deve terminar a leitura em 30 minutos.

O colegiado começou o julgamento nesta quinta-feira (17/10/2019), mas apenas foi lido o relatório de Marco Aurélio, e feitas as primeiras sustentações orais, de interessados em barrar a possibilidade de prisão antes do trânsito em julgado. Para a próxima semana, ficaram pendentes as manifestações de dois advogados e da Procuradoria-Geral da República (PGR) e Advocacia-Geral da União (AGU).

Entenda
A Corte julga três ações que questionam a possibilidade admitida em análises anteriores, de que o réu pode ser preso assim que for sentenciado em 2º grau. O argumento central dos recursos é de que o Código de Processo Penal estabelece que as prisões só podem ser executadas após o trânsito em julgado, sem recursos restantes.

Além disso, há a premissa de que a presunção da inocência é um direito constitucional que garante ao cidadão dispor de todos os recursos possíveis para se defender, incluindo os cabíveis aos tribunais superiores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?