metropoles.com

Moradores de rua em SP: números são uma coisa. Realidade outra

São 0,2% dos habitantes da capital paulista. As “crianças de rua”, com aumento de 30%, teriam passado a 664, menos de mil entre milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo Pinto/Fotos Publicas
sao paulo enchete chuva alagamento
1 de 1 sao paulo enchete chuva alagamento - Foto: Paulo Pinto/Fotos Publicas

Estão circulando com diversos graus de repercussão, no momento, levantamentos a respeito do aumento de “moradores de rua” em São Paulo – algo que teoricamente vale a pena anotar, levando-se em conta o fato de que se trata da maior cidade do país.

Os dados dizem que, nos últimos quatro anos, houve um aumento superior a 30% no número de crianças que não têm lar – crescem ao relento, sem a proteção de um teto. Pior ainda, segundo as mesmas pesquisas, seria o aumento geral na quantidade de gente que vive e dorme nas ruas de São Paulo.

Aí, no mesmo período, de 2015 para 2019, a cifra seria de 60%. Tanto um número quanto outro são sinais de uma crise.

São também um belo exemplo de como é preciso, sempre, olhar duas vezes para qualquer estatística antes de concluir que a realidade é assim ou assado. O aumento de 60% significa que há no momento, na vida real, cerca de 24 mil “moradores de rua” em São Paulo – numa população de 12 milhões de pessoas, em todo o município.

São 0,2% dos habitantes da capital paulista. As “crianças de rua”, com o aumento de 30%, teriam passado a exatas 664 – menos de mil, no meio de milhões. Eles aparecem muito, pois estão nos lugares mais visíveis e frequentados da cidade – mas a sua quantidade é essa, não mais.

O levantamento não indica, também, a porcentagem, entre essa população, dos que vivem na rua por opção, para não pagarem aluguel e viverem no lugar que melhor lhes convém, e de todos os que estão lá em consequência de problemas de alcoolismo, drogas, recusa de trabalhar e outros – ou seja, motivos que não têm nada a ver com um aumento da miséria. Números são uma coisa. Realidades são outra.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?