metropoles.com

De olho no combate à corrupção, portal é criado para fortalecer cidadania

Plataforma digital terá cursos virtuais e gratuitos promovidos pelas escolas ligadas aos Tribunais de Contas de todo o Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
fachada do tcu
1 de 1 fachada do tcu - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Como parte da programação que marca o Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado nesta quarta-feira (9/12), o Instituto Rui Barbosa lançou o Portal IRB Conhecimento, uma plataforma com capacitações para o fortalecimento da cidadania. A iniciativa tem como parceira a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Criada para divulgar os cursos realizados pelas escolas ligadas aos Tribunais de Contas de todo o país, o site passa a reunir também diversos cursos virtuais gratuitos, de diferentes instituições, voltados ao pleno exercício da democracia e ao aprimoramento da gestão e transparências públicas, tanto para servidores de diferentes órgãos, quanto para a sociedade em geral.

De acordo com Gustavo Andrioli, secretário do Tribunal de Contas da União no Estado do Paraná (TCE-PR), “o controle social consiste na participação da sociedade na administração pública, na definição de diretrizes, na avaliação da conduta dos agentes públicos, na gestão das políticas públicas, ou seja, em tudo aquilo que direta ou indiretamente afeta o interesse público e por consequência o bem-estar comum”, disse.

O portal dará rápido acesso às ações promovidas pelas instituições conveniadas, além das escolas de contas, e que podem ser consultadas por categorias temáticas, como políticas públicas, gestão pública, orçamento e finanças, auditoria e controle, ética e cidadania.

Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ana Cristina Desirée Tostes Ribeiro explica que, “além de gerar economia para a Administração Pública, evitando a duplicidade de cursos com uma mesma temática e público-alvo, a ação vai contribuir para a formação dos servidores públicos e dos cidadãos em diversas áreas, inclusive governança, integridade e controle, o que acaba por funcionar também como um mecanismo de prevenção da corrupção”, reforça.

A entidade

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) foi instituída em 2003 e é uma das principais redes de articulação para o arranjo, discussões e formulação de políticas públicas voltadas à prevenção e combate dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Atualmente, a entidade é formada por mais de 90 (noventa) instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Ministérios Públicos e associações que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?