metropoles.com

Após 7 anos, PSDB-DF volta a discutir eleições internas democráticas

Tucanos estarão reunidos na próxima segunda-feira (7/5) para tentar decidir futuro do partido, pois mandato de Izalci termina em 1° de junho

atualizado

Compartilhar notícia

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
izalci
1 de 1 izalci - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Em mais uma prova de fogo, os tucanos do Distrito Federal estarão reunidos oficialmente na próxima segunda-feira (7/5) para, entre outros assuntos, decidir sobre o possível comando no ninho local. Na prática, durante o encontro, a Executiva do PSDB-DF deve convocar eleições gerais, que serão marcadas 25 dias após essa reunião, conforme prevê o estatuto interno.

O impasse é que o prazo ultrapassa o fim do do mandato do atual presidente, Izalci Lucas (foto em destaque), o qual termina em 1º de junho.

Caso se confirme, a sessão deverá ser conduzida pela Executiva Nacional, visto que o diretório regional estará acéfalo. Pela legislação, não há previsão de uma nova intervenção ocorrer ou de que o mandato do atual presidente seja postergado.

Em tom mais ameno em comparação aos discursos recentes, tucanos tentam costurar uma saída para que não haja novos embates, após o desgaste vivido pela legenda, entre contrários e favoráveis à atual direção. Desde 2011, não há eleição direta para a escolha do comando do PSDB-DF.

Ex-presidente do ninho, Márcio Machado afirma que trabalha pela construção da unidade. “A tendência é que a vontade da maioria prevaleça”, disse. O discurso está alinhado com o atual cacique. “Nunca estivamos tão bem. Vamos chegar a um consenso”, acredita Izalci.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?