metropoles.com

Terracap prepara cessão de terreno de 92 mil m² para Aeronáutica

A área fica a menos de dois quilômetros do Congresso Nacional. FAB não informou o que pretende construir no local

atualizado

Compartilhar notícia

A Terracap prepara a cessão de um terreno de 92 mil m² no Setor de Embaixadas Norte para a Aeronáutica. A área fica a menos de dois quilômetros do Congresso Nacional.

A Força Aérea Brasileira (FAB) requisitou o espaço em 2017, por meio de ofício. No documento, o comando da corporação revela o desejo de instalar no local sua “futura sede”. No entanto, em contato com a Grande Angular, a instituição informou apenas ter pleiteado o terreno para a “implantação de uma de suas organizações militares”.

Veja:

A diretoria da Terracap solicitou parecer da Diretoria Jurídica da estatal para definir a melhor maneira de transferir o espaço para a Aeronáutica. O documento, assinado no dia 18 de fevereiro, esclareceu que a cessão de uso do imóvel da Terracap para a União seria a forma adequada de processar a transferência da posse do terreno.

A gleba integra o projeto de expansão do Setor de Embaixadas Norte, aprovado em 2017 pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A extensão da área foi um pedido do Ministério das Relações Exteriores.

O lote pleiteado pela FAB é o de número 48 do projeto. De acordo com o memorial descritivo, são 92.594,52 m² entre as vias EN6, EN7, EN8 e EN 9.

Confira a área:

0

 

O projeto prevê a instalação de embaixadas e a definição de áreas para a construção de sedes do Comando da Aeronáutica e do Comando da Marinha. De acordo com a Terracap, a expansão do Setor de Embaixadas Norte está “em fase de Licenciamento Ambiental, pré-requisito para o registro em cartório e transferência dos lotes para a União”.

A área total do projeto é de 593.395,96 m². As terras pertencem à Terracap. A empresa pública informou que a cessão “está em análise e será submetida à deliberação da diretoria colegiada da empresa”.

A FAB informou, em nota, que “solicitou ao Governo do Distrito Federal, por meio dos trâmites legais, que fosse analisada a viabilidade de cessão de uso de um terreno na capital federal para a implantação de uma de suas organizações militares”.

“Em caso de resposta positiva do governo distrital, a Força Aérea Brasileira dará andamento aos estudos e projetos pertinentes.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?