metropoles.com

HBDF: encaixotado há 7 anos, aparelho contra câncer será montado

Medida será possível com o término da primeira etapa das obras do Núcleo de Medicina Nuclear da maior unidade de saúde da capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
PETScan
1 de 1 PETScan - Foto: Divulgação

Um dos equipamentos mais eficientes empregados no tratamento contra o câncer, o PET Scan finalmente entrará em operação no Hospital de Base.

O aparelho comprado em 2013 por cerca de 1 milhão de dólares estava, desde então, encaixotado no corredor do ambulatório da maior unidade de saúde do Distrito Federal.

Agora, o equipamento foi transferido para uma sala recém-construída, onde será instalado. O PET Scan estava inoperante porque, devido às suas dimensões, não havia espaço para acomodá-lo. O problema foi resolvido com o término da primeira etapa das obras do Núcleo de Medicina Nuclear. O local, inclusive, tem paredes com blindagem para a radiação.

“Foi muito suor derramado de janeiro de 2019 até agora para retirar esse PET Scan das caixas. Fomos a São Paulo firmar um acordo com a empresa fornecedora do equipamento e colocamos um advogado exclusivo para acompanhar o processo diariamente”, destacou Francisco Araujo, diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF).

Funcionários trabalham para retirar o aparelho das caixas. Veja:

Rampas

Para instalar o aparelho, foi preciso construir rampas de chapas metálicas. A fim de facilitar o transporte, empilhadeiras foram utilizadas na operação – que durou 11 horas.

A sala onde está o equipamento foi lacrada e, agora, será mantida fechada até que a obra esteja em estado avançado de conclusão, o que deve ocorrer em maio deste ano. Após esse período, o local será reaberto para montagem e início dos testes do PETScan.

Ex-secretário multado

Em 2019, o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa foi condenado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) ao pagamento de multa no valor de R$ 34 mil. A punição do gestor, que comandou a pasta durante o governo Agnelo Queiroz (PT), deve-se a supostas irregularidades na compra do equipamento para tratamento contra câncer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?