metropoles.com

O futuro e o presente automobilístico no charmoso Salão de Paris

A BMW levou o X2; a Audi, o renovado Q5; a Mercedes-Benz, por sua vez, apresentou seis produtos.A Lexus mostrou um SUV compacto “do futuro”

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: BMW/Divulgação
1 de 1 - Foto: Foto: BMW/Divulgação

 

De longe o evento mais charmoso da indústria automotiva mundial, o Salão de Paris acaba neste domingo (16/10). E, como sempre, foi marcado por apresentações de conceitos incríveis, muitas novidades na área dos elétricos e híbridos e até algumas ausências, como as da Ford, da Opel (grupo GM) e da Volvo. Confira algumas das novidades.


BMW X2

Foto: BMW/Divulgação

A tradicional marca alemã apresentou um protótipo – que, a rigor, nem é tão protótipo assim – do novo X2 hoje (e, por razões de nomenclatura, fica claro que ele estará entre o X1 e o X3). Por ser apenas “uma ideia”, não sabe ainda de detalhes – como motorização, por exemplo. Mas a marca alemã o trata como “uma mistura bem-sucedida de dinamismo e vigoroso”, que “reúne contrastes de maneira única e coerente”. Como está praticamente pronto, deve chegar em breve (no máximo, 24 meses) ao mercado.


Audi Q5

Foto: Audi/Divulgação
A Audi aproveitou o evento para mostrar a segunda geração do Q5 (para ficar entre o Q3 e o Q7). E ele já começa a ser vendido no ano que vem (na Europa, no primeiro semestre; no Brasil, talvez no segundo). Ele está mais leve (pelo menos 90kg) e maior – e com mais espaço interno. Sobre motorização, a marca liberou algumas informações: serão dois motores diesel (sendo um 2.0 e outro 3.0 V6) e um a gasolina de 252cv.


Peugeot 3008

 Foto: Peugeot/Divulgação

A marca francesa mostrou três modelos: o 3008, o 3008 DKR e o 5008 (este, agora um SUV de sete lugares). O 2008 ganhou um visual bem característico de SUVs e o novo interior-padrão da marca, o i-cockpit, com volante mais compacto (ou menor) e painel mais elevado, com painel digital de alta resolução de 12 polegadas.


Carro-conceito, o xodó dos salões

Os famosos concepts, que deixam enlouquecidos os amantes de carros, apareceram a granel no Salão de Paris. Ao contrário da maioria, eles demoram a chegar ao mercado – mesmo na Europa ou Estados Unidos – e servem para testar a reação de consumidores, concorrentes ou simplesmente os admiradores.

 

Lexus UX

Foto: Toyota/Divulgação

Marca de luxo da Toyota, a Lexus apresentou um SUV compacto “do futuro”: o conceito UX, projetado Centro de Design da Lexus localizado na própria França. A empresa promete uma “redefinição da experiência de direção”. Pois bem: o UX é identificado por um estilo de design “inside-out” (de dentro para fora) e um estilo interior desconstruído. Deu para entender? Veja a foto, então, e curta: ela explica mais do que o texto.


 Volks I.D.

Foto: Volkswagen/Divulgação

Esse modelo conceito se trata, na verdade, de uma plataforma modular feita especialmente para carros elétricos autônomos – que a empresa, por sinal, pretende torná-la de linha em 2020. O motor de 125kW rende até 170cv e a autonomia (grande preocupação do consumidor de elétricos) deve ficar entre 400 e 600km. Foi pensado e desenhado pelo projetista brasileiro Marco Pavone.


Mercedes Generation EQ

Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
Além de produtos comerciais relevantes, a Mercedes-Benz mostrou dois conceitos. O Vision Mercedes-Maybach 6, uma espécie de modelo de design para os cupês superluxuosos. O Generation EQ, por sua vez, será o que a marca considera ideal para a próxima geração de veículos elétricos. E tem dois motores elétricos (um em cada eixo) e potência (combinada) de 407cv.


Mitsubishi Ground Tourer

Foto: Mitsubishi Motors/Divulgação
Esse conceito está sendo apontado como a “fonte de inspiração” para o Outlander. A imagem, novamente, fala por si. Mas, pegando as explicações dos desenhistas, prestem atenção ao teto (flutuante?) e à traseira. O conjunto propulsor do interessante dito cujo é caprichado: um a combustão associado a três elétricos (sendo um na dianteira e dois na traseira). A tração será integral AWD e a Mitsubishi promete autonomia total de 1.200 km, sendo 120 km no modo 100% elétrico. É mole?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?