metropoles.com

Conheça a descolada cidade de Marfa, novidade no radar hipster

Localizado no Texas, o lugar abriga uma das maiores instalações minimalistas do mundo e o hotel El Cosmico, onde Beyoncé se hospedou

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Instagram
1 de 1 - Foto: Reprodução/ Instagram

Uma onda de cliques de celebridades em visita a Marfa, no Texas, despertou curiosidade dos internautas. Afinal, o que acontece de tão legal nessa cidade, perdida no interior do estado norte-americano?

Tudo começou quando o famoso artista minimalista Donald Judd se mudou para o local, em busca de um espaço para criar e instalar suas esculturas. Em uma antiga base militar desativada, ele fez o museu Chinati Foundation, que se tornou um dos melhores centros de exposições de arte contemporânea dos Estados Unidos e colocou a cidade de Marfa no radar.

Pouco a pouco, artistas, músicos e fashionistas inseriram o destino em suas rotas, tornando-o um dos locais mais descolados da América. Beyoncé, por exemplo, compartilhou fotos de sua viagem de verão para Marfa e West Texas. A cantora se hospedou no hotel El Cosmico, posou em frente à lanchonete Food Shark e fez uma parada obrigatória em Prada Marfa.

View this post on Instagram

#donaldjudd #chinati

A post shared by Chinati Contemporary Council (@chinaticontemporarycouncil) on

A Fundação Chinati está localizada no antigo Forte D. A. Russell. Em 1978, com o apoio financeiro da Dia Art Foundation, Judd iniciou reparos e reformas no espaço. O conceito original do artista para o museu centrou-se em sua própria obra de arte e no trabalho de Dan Flavin e John Chamberlain.

A visão de Donald Judd era edificar um museu no qual a arte, a construção e o ambiente natural formam um complexo diferenciado. O projeto teve um impacto profundo na cidade de Marfa, que desenvolveu uma reputação internacional como um destino para os apaixonados por arte.

Marfa virou point. Celebridades – como Natalie Portman, Matthew McConaughey e Jake Gyllenhaal – já fizeram peregrinação até a pequena cidade do Texas. Atualmente, a localidade está cheia de pessoas que cresceram em grandes centros, como Nova York, Los Angeles ou Paris.

Fundada em 2003 por Virginia Lebermann e Fairfax Dorn, a Ballroom Marfa é uma organização sem fins lucrativos que adota um dinâmico espaço de artes culturais contemporâneas, onde perspectivas e assuntos variados são explorados por meio de artes visuais, cinema, música e performance. A galeria está alojada em um salão de dança.

A foto mais postada em Marfa é em frente a uma instalação que aparenta ser uma loja Prada, na estrada empoeirada do deserto de El Paso. O projeto é uma criação da Elmgreen e da Dragset, com apoio do Art Production Fund e da Ballroom Marfa, cuja existência alimenta um diálogo contínuo sobre permanência, minimalismo e consumismo. Os sapatos e bolsas expostos na vitrine, na verdade, são da coleção do outono/inverno de 2005 da Prada.

Já o hotel El Cosmico traz uma experiência bem diferente. O estabelecimento é direcionado a viajantes intrépidos e amantes da aventura. O El Cosmico oferece acomodações em trailers vintage, tendas e acampamentos. Os hóspedes ficam perto da terra e podem admirar o lindo céu do Texas.

A decoração hippie-chique do deserto combina perfeitamente com o layout do acampamento e dos trailers. O chuveiro, por exemplo, é fora do quarto. A magia acontece no nascer do sol, com os pássaros assobiando. As lojas apresentam produtos artesanais e itens feitos por artistas locais.

As cariocas Samantha Castro, Maria Antônia Ferraz e Cecília Tanure foram a Marfa para assistir ao festival de música Marfa Myths. Neste ano, a programação inclui artistas, comediantes e bandas do festival multidisciplinar Marfa Myths, apresentado pelo mexicano Summer and Ballroom Marfa. O grupo Deerhunter faz parte da programação de 2019, juntamente com OG Ron C & The Chopstars e Cass McCombs.

 

Confira a playlist oficial:

 

Outra dica que é parada obrigatória na cidade: visitar a loja de Jamey Garza e sua esposa, a designer têxtil Constance Garza. Eles chegaram ao Texas em 2003, para trabalhar em um projeto de hotelaria. A princípio, o casal ficaria por apenas um ano. Uma década se passou e eles ainda estão morando e trabalhando na cidade, que dá nome à sua florescente empresa de design de interiores: Garza Marfa.

View this post on Instagram

A stack of blankets, soon to become pillows.

A post shared by Garza Marfa (@garzamarfa) on

Com todo esse hype, Marfa é reconhecida também por sua gastronomia. Segundo o guia Fodors, a cidade virou uma meca gastronômica, cheia de opções de ótima qualidade. Entre os destaques: o Cochineal, o The Capri, Do Your Thing e o LaVenture.

 

Confira a galeria:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?