metropoles.com

Mitos e verdades da reforma do banheiro

Loira do banheiro, mulher do algodão. Digamos que tais mitos que rondam esse espaço tão importante da casa sejam fichinha perto do tanto de regra inventada que limita muita gente na hora de arrumar, reformar ou decorar banheiros. Então vamos desmascarar aqui essas lendas e entender o que é, e o que não é verdade […]

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Internet
1 de 1 - Foto: Reprodução/Internet

Loira do banheiro, mulher do algodão. Digamos que tais mitos que rondam esse espaço tão importante da casa sejam fichinha perto do tanto de regra inventada que limita muita gente na hora de arrumar, reformar ou decorar banheiros. Então vamos desmascarar aqui essas lendas e entender o que é, e o que não é verdade quando o assunto é o nosso banheiro:

FALSO: Banheiro só se ajeita com obra
Não é bem por aí. A obra é, evidentemente, uma solução certa e definitiva para o espaço, mas existem opções para quem vive de aluguel ou está com o orçamento apertado. Uma moda interessante divulgada por blogs de decoração é a de adesivar os azulejos. Esses adesivos são vendidos prontos na internet e em grandes lojas de reforma e decoração, e permitem transformar uma parede sem graça em um belo painel geométrico, ou de mosaico dos mais variados temas.

Também é possível pintar os azulejos e a cerâmica antiga do banheiro numa boa. Existem tintas específicas que são resistentes a água. Além da opção da tinta epóxi, que pede mão de obra especializada na hora da pintura. Mas há opções de produtos sem cheiro específicos para o acabamento, que podem ser manuseadas pelos próprios moradores. Outra opção é aplicar cimento nas paredes do banheiro para simular a textura do cimento queimado — finalizando tudo com cera. Já existem misturas prontas nas casas de construção, que podem ser aplicadas até nas áreas molhadas.

Reprodução/Internet
Cimento queimado e adesivo de azulejo: banheiro novo gastando pouco

 

VERDADEIRO: Piso de banheiro não pode ter brilho
A questão do brilho no chão do banheiro tem a ver com segurança. Esse tipo de material têm a superfície extremamente lisa. E superfícies lisas se tornam escorregadias nas áreas molhadas da casa. Por isso, eles são um convite para acidentes no banheiro. Basta um pé molhado ali para acontecer um desastre. Prefira os pisos com maior aderência, como os porcelanatos acetinados.

FALSO: Apartamento só suporta chuveiro elétrico
Nem todo mundo se dá bem com chuveiro elétrico. Alguns reclamam da vazão, outros da estética e outros têm medo de choque. Independente da motivação, é possível instalar no banheiro um aquecedor elétrico para chuveiros normais. Só fique de olho para escolher modelos de boa qualidade.

Reprodução/Internet
Chuveiro de teto em apartamento: possível com o uso de um aquecedor elétrico

 

FALSO: Banheiro colorido, só se for lavabo
Olha, eu até adoro a receita clássica do banheiro clarinho e visivelmente limpinho. É mesmo prático e relaxante um ambiente com pouca informação visual para a hora do banho. Mas dá pra se aventurar numa boa na estética desse espaço. Ladrilhos hidráulicos, porcelanatos estampados, peças com relevo, pastilhas coloridas, misturas de cores e texturas. Solte a criatividade. Mas fica a dica: se quiser ousar, faça um projeto ou um bom desenho que seja fiel ao resultado final. As vezes, a combinação de revestimentos funciona só no plano das ideias. Só vale tudo com um bom projeto em mãos.

Reprodução/Internet
Cores: valem pra qualquer ambiente quando bem pensadas

 

FALSO: Banheiro tem que ter revestimento em todas as paredes
Não existe esse papo. Só as áreas molhadas pedem revestimento. No Brasil, existe essa cultura de cozinha e banheiro 100% com cerâmicas, azulejos ou porcelanatos. Mas é uma questão meramente cultural. É perfeitamente funcional ter revestimentos apenas na área do box, no chão e próximo à pia.

Reprodução/Internet
Revestimento só para área molhada. Simples sem perder a elegância

 

FALSO: Cuba redonda saiu de moda
Sim, as cubas quadradas, de sobrepor ou de semi-encaixe, estão em alta. Mas olha, digo por experiência própria e pelos depoimentos dos clientes no pós-obra: pia quadrada ou retangular são mais “custosas”. Exemplo: você escova os dentes e cospe na cuba. É bem possível que a espuma da pasta só saia da superfície quase plana se você der uma ajudinha com a mão. E isso, no dia a dia, é bem irritante. As arredondas permitem que a água jogada ali escorra com mais rapidez e força, tornando tarefas simples como lavar uma mão suja ou lavar um rosto maquiado mais práticas.

Reprodução/Internet
Cuba redonda: praticidade que não sai de moda

 

FALSO: Banheiro tem que ter luz branca
A iluminação também pode ser o fator que define seu bem-estar nesse ambiente. Enquanto a luz branca é ideal para o momento da maquiagem, por não distorcer as cores, a amarelada ou neutra traz maior sensação de conforto e deixa nossa imagem naqueles espelhões do banheiro muito mais bonita. O ideal é que o espaço tenha uma opção de iluminação baixa, para os dias em que é necessário um bom banho relaxante. Você resolve isso com o uso do dimer, que permite controlar a intensidade da luz, ou com luminárias pendentes.

Reprodução/Internet
Luz amarela nos pendentes garantem o clima aconchegante do banheiro

 

FALSO: Vaso sanitário com descarga de parede é mais chique.
Uma descarga de parede consome, a cada uso, cerca de 20 litros de água pra levar um simples xixizinho. A descarga acoplada no vaso, pra mesma finalidade, consome seis litros. Faça as contas. Chique é deixar o egoísmo de lado e despertar nossa consciência ambiental.

Reprodução/Internet
Bonito é ser sustentável

 

FALSO: Bancada de banheiro só pode ser de pedra
A pedra, como o granito, é mais prática. Não pede manutenção e se comporta bem com água. Mas se você sonha em ter uma bancada de madeira, não existe impedimento. As madeiras para uso naval, como a teca, com o uso do verniz especial, funcionam muito bem como bancadas de banheiro. Madeiras como angelim, ipê e eucalipto, se bem tratadas e envernizadas com produtos específicos para áreas que terão contato com a água, também estão liberadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?