metropoles.com

Lina Bo Bardi é homenageada no Casa Park em Brasília

Brasília ganha homenagem à arquiteta Lina Bo Bardi

atualizado

Compartilhar notícia

fernanda seixas
1 de 1 fernanda seixas - Foto: null

Na correria de visitar obra, fazer projeto e sair para compras com cliente, recebi o convite do Casa Park para ser jurada do concurso de vitrines natalinas, mas não me atentei para o evento paralelo que ocorreria no dia.

Cheguei no shopping totalmente focada na vitrines montadas por grandes escritórios de design e arquitetura brasilienses, mas quem roubou minha atenção foi uma peça enorme na praça central: três mesas gigantescas empilhadas e cadeiras, igualmente enormes, feitas em ferro e mangueiras de led (foto acima).

Se pra muita gente o enfeite de Natal do Casa Park não faz muito sentido, para mim, o primeiro contato com o obra trouxe aquela sensação de nó na garganta. Os móveis empilhados em questão são releituras de dois ícones do design – a mesa girafa e a bowl chair – criados pela arquiteta italo-brasileira Lina Bo Nardi, de quem sou fã incondicional.

 

girafabowl

A homenagem à Lina, obra criada pelo genial designer José Marton, é um alento em tempos de conservadorismo crescente. Tempos em que as conquistas femininas, e o direito por lutar por igualdade, são constantemente rechaçados.

Se em 2016 ainda lidamos com tais preconceitos, Lina, na metade do século 20, viveu tempos nos quais a arquitetura e o design — profissões extremamente sexistas — eram ambientes quase exclusivos dos homens. Onde a ideia de que “mulher não dava conta de lidar com grandes obras” era dita em alto e bom som.

 

archdailyy

Lá foi Lina e assinou algumas das edificações modernistas mais famosas do Brasil, como o MASP e a Casa de Vidro, em SP, entre outros tantos feitos, provando para aquela geração, e para todas as outras depois, que lugar de mulher é onde ela bem entender. Mas diferentemente dos grandes nomes de sua época (Niemeyer, Lúcio Costa, Lelé, Sérgio Rodrigues), a arquiteta só teve verdadeiro reconhecimento profissional muito depois de sua morte.

CasadeVidro_uol-500x309

Hoje, Lina é considerada uma das maiores mentes da arquitetura mundial do último século. Sua maneira absolutamente humanista de observar o espaço, de ver o indivíduo como o protagonista de um projeto arquitetônico e sua forma de fazer arquitetura apoiada em uma visão antropológica tornaram seu trabalho tão singular e genial.

 

lina

Lina é apenas uma das centenas de arquitetas e designers geniais que fizeram ou fazem história. A coluna Casa Nossa vai lançar, mensalmente, um texto sobre essas profissionais, na série Mulheres no Design. Ah sim, vale lembrar que o estúdio de arquitetura que venceu o concurso de vitrines de Natal é o da arquiteta Larissa Dias. Mais uma mulher enchendo a gente de orgulho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?