metropoles.com

Zanin supera, em votos, os últimos 4 indicados para o STF; veja comparação

Indicado por Lula ao STF, o advogado Cristiano Zanin foi sabatinado pelo Senado Federal nesta quarta-feira (21/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula à vaga do STF deixada por Lewandowski, é sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal 9
1 de 1 Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula à vaga do STF deixada por Lewandowski, é sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal 9 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O plenário do Senado Federal aprovou, por 58 votos a 18, o nome do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com o placar, Zanin superou os últimos 4 indicados para a Suprema Corte: André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Edson Fachin.

O ex-advogado de Lula ocupará a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou do STF em 11 de abril deste ano.

Zanin é o 9° nome escolhido por Lula para o STF nos três mandatos do petista como presidente. Foram quase dois meses de espera até que o mandatário anunciasse a decisão.

Veja o histórico de votos dos indicados para ministro do STF no Senado Federal:

Em mais de 7h de sabatina, o advogado foi questionado sobre diversos temas em julgamento pelo STF. Entre os assuntos, estão: igualdade salarial, liberação de drogas, regulamentação da imprensa, casamento homoafetivo, legalização do aborto e Marco Temporal.

Veja como foi a sabatina na CCJ. 

Zanin nasceu em Piracicaba, interior de São Paulo, em 1975. Quase duas décadas depois, em 1994, mudou-se para a capital, onde cursou direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Após se formar, em 1999, o advogado seguiu na universidade, onde fez especialização em direito processual civil. Além disso, foi professor de direito civil e direito processual na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).

Ele trabalhou em escritórios tradicionais da cidade, antes de abrir a própria empresa, em 2022, com a esposa, Valeska Martins. A mulher é filha de seu ex-sócio Roberto Teixeira, que se filiou ao PT em 1982 e trabalhou como advogado de Lula desde então. Teixeira é amigo do presidente e atuou na ação que permitiu ao petista acrescentar o apelido Lula ao sobrenome da família.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?