Tetraplégica, vice de Tebet diz que Lufthansa quebrou cadeira de rodas
Senadora afirma que funcionários da Lufthansa pediram que ela saísse da aeronave para “não atrapalhar passageiros”
atualizado
Compartilhar notícia

A senadora Mara Gabrilli, vice na chapa da candidata à Presidência Simone Tebet (MDB), acusou a companhia aérea Lufthansa de danificar sua cadeira de rodas durante um voo entre Genebra e Zurique, neste domingo (21/8). O caso aconteceu na data em que a senadora completa 28 anos desde o acidente que a deixou tetraplégica.
Segundo relato da candidata, quando o avião pousou, funcionários da companhia aérea não conseguiam encontrar a cadeira de rodas e ainda pediram que ela deixasse a aeronave imediatamente.
“Ao me negar a sair, me acusaram de atrapalhar o embarque de outros passageiros que ‘precisavam ir pra casa’, como se eu valesse nada e não quisesse o mesmo”, diz Gabrilli. “Após aguardar por mais de 1h30 dentro do avião, encontraram a cadeira mais danificada – pois já tinham quebrado na viagem de ida.”
Daqui não saio enquanto não encontrarem minha cadeira de rodas!". No dia em que completo 28 anos do acidente que me deixou tetraplégica, enfrentei mais um entre tantos desrespeitos cometidos com os passageiros com deficiência.
— Mara Gabrilli (@maragabrilli) August 21, 2022

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022 Rafaela Felicciano/Metrópoles

A seguir, os candidatos à Presidência Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles


Ciro Gomes, do PDT JP Rodrigues/Especial para Metrópoles

Felipe d'Ávila, do Novo Reprodução/Instagram

Jair Bolsonaro, do PL Alan Santos/PR

Eymael, do DC Rafaela Felicciano/Metrópoles

Leonardo Péricles, do UP Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT Fábio Vieira/Metrópoles

Simone Tebet, do MDB Igo Estrela/Metrópoles

Sofia Manzano, do PCB Reprodução/ Instagram

Vera Lúcia, do PSTU Romerito Pontes/Divulgação

Luciano Bivar (União Brasil) – Vencedor das prévias do partido, Luciano Bivar está oficializado como pré-candidato Michael Melo/Metrópoles

Pablo Marçal (PROS) – O empresário é pré-candidato à Presidência do Brasil pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) Igo Estrela/Metrópoles
Gabrilli afirma que, há cinco meses, passou por uma situação semelhante, quando sua cadeira de rodas teve perda total após ser danificada pela companhia aérea Fly Swiss, também na Europa. A senadora diz que teve de passar um mês com a cadeira quebrada, pois estava em uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Ao voltar para o Brasil, fiquei meses arcando com fisioterapia para resolver os danos no meu corpo. Desde então, tento contato com as companhias @flyswiss e @lufthansa”, relata.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022.
“A cadeira de rodas é uma extensão do nosso corpo. Sem ela não me locomovo. E com ela quebrada, meu corpo também fica.”
A reportagem procurou a Lufthansa para um posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação do texto.