metropoles.com

STF: livro em homenagem à carreira de Rosa Weber será lançado nesta 6ª

A aposentadoria de Rosa Weber está marcada para 28 de setembro. No STF, a ministra repassará o posto de presidente para Luís Roberto Barroso

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida da cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF aposentadoria
1 de 1 Imagem colorida da cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF aposentadoria - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Dias antes de se aposentar, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, ganha um livro em homenagem à longeva carreira como magistrada. Intitulada “Ela pede vista: estudos em homenagem à ministra Rosa Weber”, a obra será lançada pela Editora Thoth nesta sexta-feira (22/9), durante um coquetel realizado na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, no prédio do STF.

“A ministra Rosa Weber foi responsável por inúmeros avanços em termos de gestão. Deu passos firmes em prol da igualdade de gênero (não só no contexto das eleições), promoveu reformas regimentais substantivas que alteraram a dinâmica da Suprema Corte e lançou a primeira Constituição Federal em língua indígena“, diz trecho compartilhado pelas organizadoras do livro.

Com prefácio escrito pelo ministro Gilmar Mendes, também do Supremo, o livro (veja abaixo) conta com diversos autores e autoras que estudaram os quase 50 anos de dedicação “à nobre missão de Juíza” de Rosa Weber.

Imagem colorida de livro em homenagem à ministra Rosa Weber - Metrópoles
“Ela pede vista: estudos em homenagem à ministra Rosa Weber”, livro sobre trajetória da magistrada

De acordo com informações da editora, o livro reúne 40 artigos feitos por especialistas na ciência do direito, além de debater temas ligados às controvérsias analisadas pelos tribunais pátrios, “com o peculiar olhar” da ministra.

Aposentadoria

A aposentadoria de Rosa Weber está marcada para 28 de setembro, quando ela deixa a cadeira de presidente do STF que será ocupada pelo ministro Luís Roberto Barroso — eleito em 9 de agosto.

0

Prestes a se aposentar, Rosa Weber mantém rotina de trabalho intensa

Com a saída de Weber, o Supremo passa a ter apenas uma mulher: a ministra Carmem Lúcia. Nos últimos meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escuta pedidos por uma mulher negra na Corte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?