metropoles.com

Caixa recua e desiste de aumentar jornada dos funcionários

A mudança de 6 para 8 horas ocorreria após medida provisória para o fomento do emprego, chamada Carteira de Trabalho Verde e Amarelo

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Prédio da Caixa no Setor de Autarquias Sul – Brasília – DF 04/11/2015
1 de 1 Prédio da Caixa no Setor de Autarquias Sul – Brasília – DF 04/11/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Caixa Econômica Federal desistiu de aumentar a carga horária de trabalho dos servidores. Inicialmente, o banco passaria de seis para oito horas a jornada. A mudança seria implementada após medida provisória para o fomento do emprego, chamada de Carteira de Trabalho Verde e Amarelo.

Após uma reunião entre o conselho diretor do banco e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a Caixa recuou. Em comunicado aos servidores nesta quinta-feira (14/11/2019), o banco informou que as alterações na carga horária ainda estão em discussão e “serão comunicadas oportunamente”.

A mudança na carga horária dos empregados ocorreria devido à Medida Provisória (MP) nº 905/2019, que criou o Contrato de Trabalho Verde-Amarelo e estabeleceu uma série de alterações na área trabalhista.

De acordo com a MP, a jornada dos bancários, que antes era de seis horas diárias, aumentará para oito horas para toda a categoria, exceto para os caixas.

Segundo o e-mail enviado aos servidores nessa quarta-feira (13/11/2019), as medidas para implementação da “nova jornada legal” já estão em curso. No entanto a troca na carga horária só será colocada em prática após uma “nova comunicação oficial que discipline o tema”.

“Considerando os impactos que a medida traz a seus empregados, a Caixa iniciou estudos para escolher a melhor forma de implementação, de modo a permitir adequação de todos os envolvidos”, destaca o texto.

A jornada de seis horas é usada pelo banco desde 1985. Com a MP assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), foi autorizada, também, a abertura das agências aos sábados. Atualmente, os bancos só funcionam de segunda a sexta-feira, e as horas de trabalho semanal somavam 30.

Apesar de já ter sido publicada no Diário Oficial, a MP ainda precisa ser avaliada pelo Congresso Nacional, que pode vetar artigos ou dispositivos isolados do texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?