metropoles.com

Sergio Moro comemora suspensão da adoção dos juízes de garantia

Para ministro, um dos principais críticos da nova sistemática, Justiça terá prazo maior para discutir e “corrigir” lei aprovada no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sergio Moro – ministro da justiça
1 de 1 Sergio Moro – ministro da justiça - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Justiça, Sergio Moro, comemorou nesta quarta-feira (15/01/2020) a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli, de suspender por seis meses a instituição dos juízes de garantia. O ex-magistrado, um dos principais críticos da nova sistemática processual, disse pelo Twitter que, agora, a Justiça terá um prazo maior para se adequar às mudanças.

“Haverá mais tempo para discutir o instituto, com a possibilidade de correção de, com todo respeito, alguns equívocos da Câmara”, escreveu ele.

O ministro do governo Jair Bolsonaro (sem partido) também julgou positiva a determinação do ministro do STF de que a figura do juiz de garantia não será aplicada a quatro casos específicos. São eles: crimes contra a vida; violência doméstica; casos de competência da Justiça Eleitoral; ou de competência originária de tribunais – ou seja, sem passar pela 1ª instância, como no caso de mandados de segurança contra juízes e deputados, decididos diretamente em uma Corte.

Mais cedo, Moro esteve com Toffoli e, segundo o presidente do STF, eles trataram, na reunião, de dois pontos que foram acolhidos na liminar que determinou a suspensão: o rodízio de juízes e o impedimento de que o magistrado que conhecer prova “inadmissível” possa proferir sentença ou acórdão.

“Não tem como afastar do julgamento o juiz que fez toda a instrução, que conhece o caso, só porque teve contato com alguma prova ilícita e que excluiu do feito”, defendeu Moro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?