metropoles.com

Senador denuncia deputado que chamou Nordeste de “lugar sujo”

Humberto Costa pede investigação contra Maurício Marcon por xenofobia. Deputado criticou o Nordeste pela alta votação em Lula na eleição

atualizado

Compartilhar notícia

Senado e Câmara
Imagem dividida mostra Humberto Costa e Mauricio Marcon, denunciado por xenofobia
1 de 1 Imagem dividida mostra Humberto Costa e Mauricio Marcon, denunciado por xenofobia - Foto: Senado e Câmara

O senador Humberto Costa (PT-PE) entrou com ação na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão contra o deputado Maurício Marcon (Podemos- RS) por xenofobia e racismo. Numa live feita com sua esposa, o gaúcho chamou o Nordeste de “lugar sujo”, associando a pobreza e a suposta “falta de educação” da região com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.

Humberto afirma que o discurso de Marcon é uma “flagrante violação ao decoro parlamentar” e defende sua apuração em “instância própria”, ou seja, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. O senador ainda aponta que a atitude do congressista pode, em tese, configurar crime de racismo, “uma vez que a prática ou a incitação à discriminação por procedência nacional é um ilícito penal”.

“Entramos com essa representação no MP para que ele seja responsabilizado por xenofobia, precisamos dar um basta nesse tipo de manifestação. A expectativa é que o MP abra processo e que, ao fim, ele possa a vser condenado”, diz Humberto Costa ao Metrópoles.

Sobre o Conselho de Ética, o senador afirmou que deve esperar que o Ministério Público se manifestar. “Havendo manifestação positivca, a gente pode entrar com uma fundamentação no conselho de ética”, disse.

O caso que resultou na denúncia de xenofobia

Maurício Marcon usou seu perfil no Instagram para afirmar que a população nordestina cobra menos dos políticos e os classificou como descompromissados com o tema, sem apresentar qualquer dado que corrobore o argumento. O parlamentar também afirma que os eleitores do Sul e Sudeste se importam demais com política. Além disso, ele citou a alta votação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia, onde o petista teve mais de 72% dos votos válidos no segundo turno, para criticar o estado.

“A gente [ele e a esposa] teve lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação. É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é [turístico]. Então a vida é muito diferente”, disse Maurício Marcon na live, ao lado da companheira.

Humberto Costa ainda cida dados da Safernet, associação civil de direito privado, para alertar sobre a crescente nos casos de discurso de ódio. Relatório do grupo aponta que, durante o ano de 2022, ano eleitoral, o discurso de ódio cresceu 67,7% na internet brasileira. A discriminação contra nordestinos liderou o ranking, com um aumento de 874%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?