metropoles.com

Sem Carnaval, blocos usam a criatividade para manter a alegria do carioca

Gigantes da Lira emociona ao enfeitar rua da zona sul, enquanto o Sebastiana lança lista de músicas e lives de oficinas para curtir em casa

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação Bloco Gigante da Lira
Homenagem do bloco Gigante da Lira para o carnaval no Rio
1 de 1 Homenagem do bloco Gigante da Lira para o carnaval no Rio - Foto: Divulgação Bloco Gigante da Lira

Rio de Janeiro – No silêncio forçado dos surdos e dos tamborins, o tradicional bloco de crianças Gigantes da Lira enfeitou a sua passarela do samba, a Rua General Glicério, com balões coloridos em forma de coração, e emocionou moradores de Laranjeiras, bairro da zona sul do Rio. A ornamentação aconteceu no último dia 7,  que seria o 23º desfile dos foliões mirins. Moradores do bairro se sentiram agraciados e levaram os balões para seus lares.

Nesta quarta-feira (10/2), a Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (Sebastiana) lança lista de música para folia em casa e durante o período promoverá oficinas on-line com reciclagem de instrumentos do Simpatia Quase Amor, e adereços do Suvaco de Cristo, no período.

A iniciativa do Gigantes da Lira jogou um pouco de carinho em meio à pandemia nos corações dos amantes da festa.

“A ideia surgiu para preencher o vácuo. Não temos como festejar, mas sim celebrar. Foi um banho de amor e carinho na nossa passarela. Estamos em um momento de resguardar nossos corpos em respeito à vida. Muito emocionante a resposta dos moradores”, avaliou Yeda Dantas, uma das fundadoras do Gigantes da Lira, que tem 100 integrantes.

Para a jornalista Luísa Melo, que sempre levava a filha Laura, de 13 anos, no bloco, este ano é para exercitar a criatividade. “Este ano será de marchinhas em casa”, afirmou. 

Carnaval em casa

O Sebastiana lança nesta quarta-feira lista de músicas para o “Carnaval em Casa”, e durante o período promoverá oficinas por meio de lives em seus canais pela internet. “Quem decidir colocar bloco na rua está na contramão de tudo. Carnaval é aglomeração. Então apoiamos o não Carnaval para podermos ter em 2022. Agora é hora de fazer a folia em casa”, declara Rita Fernandes, presidente do Sebastiana.

A Prefeitura do Rio já baixou decreto que proíbe a concentração e o desfile de blocos e escolas de samba na cidade no período de 12 a 22 deste mês. O objetivo da medida é evitar aglomerações durante o período carnavalesco, devido à pandemia da Covid-19. Escolas e principais blocos garantem que vão cumprir a determinação.

Também está proibida a entrada de ônibus e de outros veículos de fretamento na cidade durante o período, com exceção daqueles que prestam serviço regular para empresas e hotéis.

Em caso de descumprimento do decreto, a prefeitura poderá apreender bens e equipamentos, aplicar multas e interditar estabelecimentos. Blocos e agremiações que infringirem o decreto também não poderão desfilar no Carnaval de 2002.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?