metropoles.com

Seca no Amazonas: Alckmin anuncia antecipação de Bolsa Família e BPC

Vice-presidente Alckmin lidera comitiva ministerial para avaliar prejuízos e anunciar ações para população atingida pela seca na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Cadu Gomes/VPR
imagem colorida vice-presidente alckmin - metropoles
1 de 1 imagem colorida vice-presidente alckmin - metropoles - Foto: Cadu Gomes/VPR

O governo federal e a Caixa Econômica vão antecipar o pagamento do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) aos beneficiários que moram em regiões afetadas pela estiagem histórica que atinge o estado do Amazonas.

Com a medida, moradores poderão sacar os valores em 19 de outubro, independentemente do Número de Identificação Social (NIS).

A antecipação do auxílio abrange os municípios amazonenses que tiveram estado de emergência decretado pelo governador do estado, Wilson Lima (União). O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que lidera comitiva ministerial em visita à região, nesta quarta-feira (4/10).

“Na questão da ajuda humanitária, nós orientamos as prefeituras que elas encaminhem os planos de trabalho para o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional”, declarou Alckmin em coletiva após o sobrevoo nas regiões afetadas.

Ele prometeu: “Não faltarão recursos. O que tiver de necessidade, vão encaminhando pra gente poder, dentro da lei, liberar os recursos o mais rápido possível e atender a população”.

Os ministros desembarcaram em Manaus por volta das 8h10 (9h10 em Brasília) e seguiram para uma visita ao porto da capital amazonense, antes do sobrevoo nas regiões atingidas, que ocorreu pela manhã.

Além de Alckmin, integram a comitiva os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), José Múcio (Defesa), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), e a secretária executiva do MDA, Fernanda Machiaveli.

Além da antecipação dos auxílios, o governo federal anunciou outras medidas. Veja:

  • Investimento de R$ 138 milhões em obras de dragagem em trecho de 8 km do Rio Solimões (entre os municípios de Benjamin Constant e Tabatinga) e em trecho de 12 km do Rio Madeira (perto da foz do Rio Amazonas em Tabocal), que permitirão a desobstrução do fluxo das águas e garantirão a navegabilidade dos rios.
  • R$ 850 serão repassados aos pequenos agricultores, extrativistas e pescadores com renda de até 1,5 salário mínimo que tiveram perda da produção.
  • $ 800 serão repassados por pessoa na forma de auxílio abrigamento para os 200 moradores que tiveram suas casas destruídas em Beruri (AM) após o deslizamento de terra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?