metropoles.com

Internação de bebês por desnutrição atinge maior índice em 14 anos

Levantamento do Observa da Infância, ligado à Fiocruz, mostra que oito crianças até um ano de idade foram levadas ao hospital por dia

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
Pé de bebê em preto e branco - Metrópoles
1 de 1 Pé de bebê em preto e branco - Metrópoles - Foto: Pixabay

O índice de internações de bebês com idades inferiores a um ano por desnutrição no Brasil em 2021 foi o maior dos últimos 14 anos. Levantamento realizado pelo Observa Infância, ligado à Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (26/10), mostra que 2.979 hospitalizações nessa faixa etária aconteceram no ano passado.

O levantamento apontou que foram hospitalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) oito crianças de até um ano de idade todos os dias por falta de comida em 2021. O índice mais preocupante é de que, entre janeiro de 2018 e agosto de 2022, dois em cada três bebês internados no sistema público de saúde são pretos ou pardos.

Entre 2018 e 2021, o país registrou 13.202 hospitalização por déficit alimentar de crianças com menos de um ano, destas, 5.246 foram bebês pretos e pardos.

“Ainda precisamos melhorar muito a identificação por raça e cor nos nossos sistemas de informação, mas com os dados que temos é possível afirmar que temos uma proporção maior de crianças pretas e pardas internadas por desnutrição”, afirma o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini.

A Fiocruz aponta que até 30 de agosto deste ano, a rede pública de saúde registrou um total de 2.115 internações de crianças de até um ano de idade por desnutrição. O índice aponta um aumento de 7% em relação a todo ano de 2021.

Segundo o levantamento da Fiocruz, desde 2016 a internação de bebês com idades inferiores a um ano apresenta um aumento, mas chegou a sua pior marca no ano passado, com 113 internações para cada 100 mil nascidos vivos.

Esse índice teve um aumento de 51% em relação a 2011, quando o Brasil registrou 75 hospitalizações de bebês para cada 100 mil nascidos vivos, a menor taxa do período analisada.

O estudo mostra que a região Sul foi a única que detectou uma queda na taxa de hospitalização por desnutrição em menores de um ano entre 2020 e 2021. Entretanto, a região Centro-Oeste foi a que registrou o maior aumento: 30% entre o primeiro e o segundo ano da pandemia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?