metropoles.com

Bolsonaro indica general para a diretoria colegiada da Anvisa

Paulo Sérgio Sadauskas é o atual subdiretor técnico de Saúde da Diretoria de Saúde do Exército

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
paulo sérgio sadauskas
1 de 1 paulo sérgio sadauskas - Foto: Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez, nesta sexta-feira (15/2), sua primeira indicação para diretor de agência reguladora. E escolheu um general para ocupar a vaga que está em aberto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): é o médico Paulo Sérgio Sadauskas, atual subdiretor técnico de Saúde da Diretoria de Saúde do Exército.

A indicação, publicada do Diário Oficial da União desta sexta, seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, onde o general passará por sabatina. Caso seu nome seja aprovado pelos parlamentares, irá para votação em plenário.

Sadauskas é natural de São Caetano do Sul (SP) e se formou na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Foi comandante da Escola de Saúde do Exército entre 2012 e 2013 e chefe de gabinete da Diretoria de Saúde do Exército em 2015.

Caso aprovado pelo senado, ele ocupará a vaga antes ocupada pelo diretor-presidente Jarbas Barbosa, que saiu em agosto de 2018 para assumir uma diretoria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Washington (EUA).

Temer tentou emplacar
Nessa mesma vaga, o então presidente Michel Temer (MDB) tentou, sem sucesso, emplacar dois aliados. O primeiro foi o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sergio Dias, réu por suposta agressão à ex-mulher, motivo pelo qual servidoras da Anvisa se manifestam contra a possível a nomeação. Temer teve que recuar da inidcação.

O segundo indicado foi o líder do governo Temer no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE), que não foi reeleito. No entanto, Moura teve sua indicação rechaçada por Bolsonaro e pelo então deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), já escolhido para o para o Ministério da Saúde, por não ter o perfil que o atual governo buscava para este tipo de função. “Ele [Moura] não tem o perfil para aquela instituição, pelo menos não o perfil técnico que o novo governo está procurando”, informou, à época, Mandetta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?