metropoles.com

Primeira vice-presidente mulher da Costa Rica debate políticas para negros no Brasil

Primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Costa Rica, Epsy Campbell Barr, participa de evento em Brasília, no dia 22 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Epsy Campbell, Presidenta do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU
1 de 1 Epsy Campbell, Presidenta do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU - Foto: Divulgação

Primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Costa Rica, de 2018 a 2022, Epsy Campbell, participará do evento “Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil”, em Brasília, na próxima quarta-feira (22/3).

Campbell participa do evento organizado pelo Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade), em parceria com a ONG Criola, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Selo Juristas Negras, Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, Renafro Saúde e Ilê Omolu e Oxum, Instituto Iepé e Hutukara Associação Yanomami .

Hoje presidente do Fórum Permanente de Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU), Campbell quer conhecer ainda mais a situação da população negra no Brasil, especialmente das mulheres negras. Ela estará acompanhada ministras de Estado, como Anielle Franco, da Igualdade Racial e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas; além de embaixadores e representantes de organizações da sociedade civil brasileira.

O encontro será realizado no marco do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e do Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé. Data importante para a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial.

O principal objetivo é debater as estratégias e os próximos passos para o fortalecimento dos mecanismos sobre raça no Sistema Universal de Direitos Humanos, entre as recomendações feitas pelo Comitê Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (CERD), e pela Revisão Periódica Universal (RPU).

Um dos pontos que será discutido durante as mesas é a garantia de proteção dos direitos humanos das pessoas negras e indígenas para combater o racismo em todas as suas formas. “Será uma ótima oportunidade para conversar com organizações da sociedade civil e divulgar a importância desta aliança para levarmos suas demandas ao Fórum Permanente dos Afrodescendentes que se reunirá pela 2ª vez em maio deste ano, em Nova Iorque”, destacou Campbell.

Serviço

Evento: Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil
Data: 22 de março de 2023
Horário: das 14h às 18h
Local: Hotel Cullinan Hplus Premium – Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?