metropoles.com

Ucrânia responde a Lula e diz que não abrirá mão da Crimeia

Porta-voz da diplomacia da Ucrânia, Oleg Nikolenko, afirmou que “não há razão legal, política ou moral” para abrir mão da Crimeia

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Lula 2
1 de 1 Presidente Lula 2 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo ucraniano afirmou, nesta sexta-feira (7/4), que não desistirá da Crimeia – território anexado pela Rússia em 2014. A declaração é do porta-voz da diplomacia do país, Oleg Nikolenko. De acordo com ele, Kiev não abrirá mão do território com o objetivo de acabar com a guerra. 

“Não há razão legal, política ou moral para que a Ucrânia abra mão de um centímetro sequer de seu território”, afirmou o diplomata nas redes sociais.

“Qualquer esforço de mediação para restabelecer a paz deve basear-se no respeito pela soberania e na plena restauração da integridade territorial da Ucrânia, de acordo com a Carta das Nações Unidas”, completou. A declaração acontece na esteira da formulação sugerida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Sugestão de Lula 

Na quinta-feira (6/4), Lula sugeriu que a Ucrânia abrisse mão da península da Crimeia e a deixasse de vez com a Rússia para facilitar um armistício ou acordo de paz. Segundo o petista, Volodymyr Zelensky, “não pode querer tudo”.

“[Vladimir] Putin não pode ficar com o território da Ucrânia. A Crimeia pode ser discutida. Mas o que ele invadiu de novo, ele tem que repensar”, disse Lula durante um encontro com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília.

A sugestões de Lula acontecem em meio à tentativa de mediação do conflito pelo governo brasileiro. Na próxima semana, o petista deve apresentar um projeto ao presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?