metropoles.com

Tarcísio liga para Vera Magalhães e se desculpa por ataque de deputado

Douglas Garcia, que direcionou agressões verbais à jornalista, recebeu credencial para o evento concedida pela campanha de Tarcísio

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram/@douglasgarciasp
Douglas Garcia e Tarcísio de Freitas
1 de 1 Douglas Garcia e Tarcísio de Freitas - Foto: Reprodução/Instagram/@douglasgarciasp

O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) pediu desculpas por telefone à jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, após o ataque do deputado federal Douglas Garcia (Republicanos-SP) à profissional.

A informação foi confirmada pela assessoria do candidato ao Metrópoles, detalhando que a ligação foi feita ainda no local do evento. A campanha reforçou ainda que a participação de Garcia será vetada em outros debates.

Na noite dessa terça-feira (13/9), a jornalista foi vítima de agressões verbais durante o debate de candidatos ao governo de São Paulo. Garcia abordou Magalhães no espaço reservado aos profissionais, e fez acusações falsas. Ele também repetiu a frase dita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em um debate para a Presidência da República: “A senhora é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”. Veja os vídeos neste link. 

Nas redes sociais, a jornalista compartilhou parte do que disse ao candidato em resposta pelo pedido de desculpas na ligação: “Agradeci a a solidariedade e o repúdio, que me pareceram sinceros. Mas repetirei aqui o que disse a ele ao telefone: a autorização para que pessoas assim ajam dessa forma vem dos líderes políticos. E ele tem de deixar claro se é com esses que pretende governar”. 

Garcia participou do evento com credencial concedida pela campanha de Tarcísio de Freitas, que participou do debate. Logo após o episódio, o ex-ministro da infraestrutura de Jair Bolsonaro divulgou nota em que lamenta e repudia o que ele chama de “agressão sofrida pela jornalista”.

Essa é uma atitude incompatível com a democracia e não condiz com o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa”, adicionou. 

Veja a publicação:

Onda de apoio

Candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se manifestaram nas redes sociais em solidariedade à jornalista Vera Magalhães.

Logo no início desta manhã, o pedetista Ciro Gomes repudiou a “escalada de ataques à jornalista”, e defendeu que o ato tem que ser visto como “uma múltipla ação terrorista, que afronta não apenas uma a mulher e jornalista independente, mas toda uma sociedade democrática.”

Simone Tebet fez uma publicação logo depois, em que chamou o episódio de “barbaridade”. Lula foi o terceiro a se manifestar: “Debates deveriam ser notícia pelas propostas, não por ataques contra mulheres jornalistas, promovidos por quem vive do ódio e não gosta da democracia.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?