metropoles.com

Senado aprova MP que abre crédito a ministérios e paga pedaladas

O texto, que passou de maneira simbólica (sem registro nominal de votos), segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
ministérios câmara dos deputados
1 de 1 ministérios câmara dos deputados - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Senado aprovou nesta quinta-feira (7/4), a Medida Provisória 702, que trata da liberação de crédito extraordinário originariamente de R$ 37,5 bilhões para os ministérios da Saúde, Trabalho e Cidades. A MP também garante o repasse de encargos financeiros da União para o pagamento de passivos e valores devidos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O texto, que passou de maneira simbólica (sem registro nominal de votos), segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Os oposicionistas criticaram a edição da MP, publicada há três meses, e a chamaram de “pedaladas fiscais”. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que o governo admite com a proposta que tomou, sim, dinheiro emprestado dos bancos, contradizendo toda a linha de defesa de Dilma de que tais operações seriam mera prestação de serviço. “Aqui nesta medida provisória o governo assina o seu reconhecimento de culpa do crime de responsabilidade”, acusou o tucano.

Quando tramitou na Câmara e no Senado, os governistas alegam que a medida não se tratava de “pedalada” e sim de suplementação orçamentária para algumas pastas, incluindo ajuda para municípios atingidos por desastres naturais e subsídio a investimentos federais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?