metropoles.com

“Recupera dignidade do ser humano”, diz Lula sobre odontologia no SUS

Mais cedo, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Lula sancionou PL que ampliou o acesso do Brasil Sorridente no SUS

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert
52881426184_d847beb131_c
1 de 1 52881426184_d847beb131_c - Foto: Ricardo Stuckert

Durante sanção do PL 8131/2017, que inclui definitivamente a Política Nacional de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), programa que ficou conhecido como Brasil Sorridente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ato “recupera o sorriso o e a dignidade do ser humano”.

“As pessoas não se tratam [dos dentes] porque não podem. Ninguém gosta de estar ‘banguelo’, ninguém gosta de ter dente sujo e aparecer feio diante dos outros. O Brasil Sorridente é uma coisa extraordinária porque recupera o sorriso e a dignidade do ser humano, a dignidade e orgulho do ser humano”, disse Lula durante a cerimônia.

Segundo ele, há política que só se coloca em prática se ela foi vivida. “Eu quero que esse programa garanta que a gente tenha dentista pra ir na sala de aula ver todas as crianças na escola, pra que a gente possa, daqui a 20 ou 30 anos, ter uma sociedade em que as pessoas possam comer carne e castanha e sorrir”, completou o petista.

O Brasil Sorridente foi criado em 2004, com o intuito de combater a dificuldade de acesso da população mais vulnerável à saúde bucal.

Veja a linha do tempo do programa:

Na prática, a sanção permitirá que o programa seja incluído de vez na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde. O ato torna o Brasil Sorridente uma política de Estado.

Além da sanção do PL 8131/2017, que em seu texto prevê o acesso universal, equânime e contínuo aos serviços de saúde bucal no SUS, o governo fará a ampliação do credenciamento novas equipes de saúde bucal. Serão quase 3,7 mil novas formações e 630 novos serviços e unidades de atendimento. Os credenciamentos estavam represados desde 2022.

Um total de 805 municípios passam a contar com novos serviços de saúde bucal: 19 novos Centros de Especialidades Odontológicas em todo Brasil, 10 unidades odontológicas móveis e 552 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD). O investimento previsto é de R$ 136.877.502, 15 apenas em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?