metropoles.com

Ratinho não vai entrevistar Bolsonaro no horário do último debate

Tanto o comunicador quanto a emissora desmentiram o boato que circulou no WhatsApp

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A checagem abaixo foi publicada pelo Projeto Comprova. A verificação foi realizada por uma equipe de jornalistas do SBT e Gazeta do Povo. Outras redações concordaram com a checagem, no processo conhecido como “crosscheck”.

O Projeto Comprova é uma coalizão de 24 veículos de mídia com o objetivo de combater a desinformação durante o período eleitoral. Você pode sugerir checagens por meio do número de WhatsApp (11) 97795-0022.

Não é verdade que o apresentador do SBT, Ratinho, vá entrevistar o candidato Jair Bolsonaro (PSL), no dia 4 de outubro, quinta-feira.

Circula nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, uma montagem com a imagem do apresentador e o presidenciável pedindo para que o público assista à entrevista no Programa do Ratinho e não ao último debate presidencial do primeiro turno, que será transmitido pela TV Globo.

“Gente, o Ratinho vai entrevistar Bolsonaro na quarta dia 4/10. Vamos explodir a audiência. Divulguem no zap todo dia e nas redes sociais. Vamos acabar com a audiência da Globo do debate [sic]”, destaca o texto na imagem.

A montagem está com erro de informação, apontando o dia 4 de outubro como uma quarta-feira, sendo que o dia da semana correto é quinta-feira.

O SBT se manifestou em seu portal afirmando que não procede a suposta entrevista programada para o dia 4 de outubro. “A assessoria de comunicação do SBT nega a informação. Ou seja, o candidato não participará do Programa do Ratinho e não será entrevistado pelo comunicador”, informou.

O apresentador também desmentiu a informação em um vídeo publicado em suas próprias redes sociais. “Meus amigos da rede social, estão dizendo aí, que é uma fakenews, mais uma, que eu estaria entrevistando algum candidato no meu programa de quarta-feira. Queria comunicar que isso não é verdade, isto é um fake news”, diz.

O Comprova recebeu várias solicitações para verificação desta informação pelo WhatsApp. No Twitter, a conta @FrauBraunn teve mais de 900 compartilhamentos (retweets) e cerca de 1,8 mil pessoas curtiram o conteúdo desinformativo. A postagem foi apagada após um usuário mencionar o vídeo em que Ratinho desmente o boato. No Facebook, a publicação no grupo “Eu Voto Bolsonaro” tem mais de 22 mil compartilhamentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?