metropoles.com

Mourão evita comentar currículo de Kassio Marques: “O meu não tem problema”

O vice-presidente também se esquivou de avaliar se a sabatina do indicado ao STF poderia ser prejudicada pelas informações sobre o currículo

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
General Hamilton Mourão
1 de 1 General Hamilton Mourão - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), evitou comentar as inconsistências apontadas no currículo do juiz federal Kassio Marques, indicado para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao chegar à sede da vice-presidência na manhã desta quarta-feira (7/10), Mourão evitou responder diretamente se os supostos excessos no currículo de Marques afetariam a sabatina, mas fez questão de ressaltar que o currículo dele próprio “não tem problema nenhum”.

As inconsistências quanto às qualificações de Marques foram reveladas pelo jornal O Estado de São Paulo e por O Globo. A Universidad de La Coruña, na Espanha, negou ao periódico paulista que a entidade ofereça curso informado pelo indicado ao STF em seu currículo. O juiz chegou a alegar “erro” na tradução do título do curso.

Questionado sobre o assunto, Mourão respondeu: “Que fique lá na sabatina dele. O meu currículo eu tenho certeza que não tem problema nenhum, está registrado as minhas alterações, tá bom?”.

Curso de quatro dias

Kassio Marques informou no currículo que tem pós-doutorado em direito constitucional pela Universidade de Messina, na Itália, e que possui pós-graduação em Contratación Pública, na Universidad de La Coruña, na Espanha. No entanto, as instituições alegam que ele fez uma especialização e um curso de quatro dias, respectivamente.

Inicialmente, o jornal O Estado de São Paulo afirmou que a informação trazida no currículo do juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em relação à pós-graduação na Espanha, foi rechaçada pela Universidad de La Coruña. Segundo a reportagem, a instituição informou que Marques fez um curso com duração de quatro dias, intitulado “I Curso Euro-Brasileiro de Compras Públicas”.

0

Na sequência, o jornal O Globo informou que o título de pós-doutor também foi questionado pela universidade italiana. De acordo com o veículo, a instituição afirmou que Marques fez um curso de especialização, que tem a validade de um ciclo de seminários e, por isso, foi emitido um certificado – que não possui equivalência a algum grau acadêmico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?