metropoles.com

Marun descarta pressionar PTB para mudar indicação de Cristiane Brasil

Titular da Secretaria de Governo reafirma que governo vai continuar insistindo na prerrogativa de presidente nomear ministros

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
marun1
1 de 1 marun1 - Foto: Agência Brasil

Apesar de alguns auxiliares do presidente Michel Temer admitirem que o ideal é o PTB indicar um novo nome no lugar da deputada Cristiane Brasil (PTB-TJ) para a vaga de ministra do Trabalho, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou nesta segunda-feira (5/2) que o governo não fará nenhum pedido ao partido. “Não vamos solicitar qualquer alteração ao PTB”, disse o ministro em coletiva de imprensa.

Além de a posse da filha do deputado Roberto Jefferson estar barrada pela Justiça há um mês, no fim de semana surgiram novas acusações contra Cristiane, que ampliaram o desgaste em torno de sua indicação.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo no último sábado (3), Cristiane Brasil é alvo de um inquérito que apura suspeitas de tráfico de drogas e associação para o tráfico durante a campanha eleitoral de 2010. A investigação foi enviada na última sexta (2) à Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, porque Cristiane possui foro privilegiado.

Além disso, nesse domingo (4), o programa Fantástico, da TV Globo, mostrou que Cristiane foi flagrada ameaçando servidores públicos para conseguir votos na sua campanha à Câmara dos Deputados, em 2014.

Marun, conhecido como da tropa de choque do governo e também por suas declarações polêmicas e sempre otimistas, destacou que a deputada “não cometeu nenhum crime”. “Não existe nada provado contra a ministra”, afirmou.

Segundo o ministro, o governo “não tem o direito” de desistir da prerrogativa privativa do presidente da República de nomear ministros. “Estamos numa luta maior que é pelo respeito à Constituição. Não temos o direito de desistir dela [da prerrogativa constitucional]”, comentou. “O governo continua e vai continuar insistindo na prerrogativa do presidente em nomear ministros.”

Previdência
Questionado se valia a pena o desgaste e se o governo estaria fazendo isso por causa dos votos da legenda para a reforma da Previdência, o ministro disse que o partido de Roberto Jefferson já deve dar a maioria dos votos a favor da reforma. “Os votos do PTB [para a Previdência] não são fatores marcantes para nossa decisão [de manter nomeação da ministra]”, disse.

Barco
Na semana passada, Cristiane fez sua defesa própria contra uma condenação em ações trabalhistas a bordo de um barco. Na gravação, ela permitiu que desconhecidos opinassem sobre o tema.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?