metropoles.com

Marina é sorteada para estrear horário eleitoral na TV

Ordem de aparição dos candidatos em propagandas foi definida nesta quinta-feira (23/8) pelo TSE

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
tribunal superior eleitoral tse
1 de 1 tribunal superior eleitoral tse - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A sequência dos partidos na veiculação da propaganda eleitoral em rede nacional de rádio e TV foi definida durante audiência pública, na manhã desta quinta-feira (23/8), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o sorteio, a coligação Unidos para Transformar o Brasil – composta pelos partidos Rede e PV – estreará no primeiro dia do horário dedicado à campanha política gratuita nas mencionadas mídias.

Em ordenamento crescente, as seguintes coligações e siglas foram elencadas para veicular propaganda em horário eleitoral no país: Patriota (Patri); Democracia Cristã (DC); Essa é a solução (MDB e PHS); Brasil Soberano (PDT e Avante); Vamos Sem Medo de Mudar o Brasil (PSol e PCB);  Para Unir o Brasil (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e Solidariedade); PSTU; Povo Feliz de Novo (PT, PCdoB e PROS); Partido Novo; Mudança de Verdade (Podemos, PSC, PTC e PRP); Brasil Acima de Tudo, Deus acima de Todos (PSL e PRTB); e Partido Pátria Livre (PPL).

A Corte também estabeleceu o tempo de propaganda partidária na rede nacional de TV e rádio relativo ao primeiro turno das eleições de 2018. Segundo a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, a exibição do conteúdo de cada coligação ou sigla poderá ser feita em dois blocos diários.

O candidato ao Palácio do Planalto que mais terá tempo para apresentar propostas será Geraldo Alckmin (PSDB). O ex-governador de São Paulo terá, ao todo, 5 minutos e 32 segundos – em cada bloco – e 434 inserções (divulgação de propaganda curta ao longo do dia durante o primeiro turno das eleições). Em seguida, vem o postulante do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, com 2 minutos e 23 segundos, além de 188 inserções.

A lista segue com Ciro Gomes (PDT). O pedetista terá dois blocos de 38 segundos e 50 inserções no período. Henrique Meirelles (MDB) contará com 1 minuto e 55 segundos, além de 151 inserções. Alvaro Dias (Podemos) tem direito a 40 segundos e 52 inserções. Marina Silva (Rede) dispõe de 21 segundos e 28 inserções.

Entre os últimos da listagem, estão: Guilherme Boulos (PSol), com 13 segundos e 17 inserções; Cabo Daciolo (Patri), Jair Bolsonaro e José Maria Eymael (DC), que terão 8 segundos e 11 inserções, cada; Vera Lúcia (PSTU), João Amoedo (Partido Novo) e João Goulart (PPL), com 5 segundos e 7 inserções, cada.

Sobra de inserção
Durante a audiência pública desta quinta (23), também houve sorteio de sobras de inserção. Conforme informou o TSE, tratam-se de “pequenas frações de segundos que restam quando da divisão de tempo dos partidos no rádio e na TV”. A divisão de tempo excedente consta no inciso 6º do artigo 48 da Resolução nº 23.551/2017.

Os contemplados com o adicional de segundos foram os partidos: Democracia Cristã e Novo e as coligações Brasil Soberano, Mudança de Verdade, Unidos para Transformar o Brasil e Povo Feliz de Novo.

No decorrer do encontro, representantes das siglas e coligações, bem como emissoras de rádio e televisão, fizeram sugestões técnicas sobre a minuta de resolução do plano de mídia das eleições presidenciais. A medida tratará especificamente do plano de mídia, já que as regras do horário eleitoral gratuito já foram aprovadas pelo TSE, por meio da Resolução TSE nº 23.551/2017.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?