metropoles.com

Lira: autonomia do BC é “marca mundial” e Câmara “não retroagirá”

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) respondeu aos recentes ataques do presidente Lula (PT) sobre a atuação do Banco Central (BC)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados visto da galeria. Na imagem, o presidente da casa, Arthur Lira fala na mesa da presidência - Metrópoles
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados visto da galeria. Na imagem, o presidente da casa, Arthur Lira fala na mesa da presidência - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu, nesta quinta-feira (9/2), que o “Banco Central independente é uma marca mundial” e que o “assunto não retroagirá” no Parlamento. A declaração é uma resposta aos recentes ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à gestão de Roberto Campos Neto na autoridade monetária.

“Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa em relação à independência do Banco Central, que nesse assunto não retroagirá… O Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional”, enfatizou o deputado, que participou de uma feira agropecuária em Cascavel (PR).

Conforme noticiado pelo Metrópoles, não há disposição do Congresso Nacional em rever o modelo de autonomia e atuação do Banco Central. A indisposição em lidar com o tema encontra eco entre lideranças parlamentares e congressistas ouvidos pela reportagem.

Sancionada em 2021 pelo então presidente, Jair Bolsonaro (PL), a autonomia do BC foi avalizada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal pela maioria dos deputados e senadores. A pauta era, na ocasião, uma das prioridades da agenda liberal-econômica do então ministro da Economia, Paulo Guedes.

Projetos de lei que buscavam regulamentar a independência da autoridade monetária tramitavam pelo Congresso Nacional desde a década de 1990.

A mudança de panorama ocorreu após o presidente da Câmara, Arthur Lira, entrar no circuito e trabalhar nos bastidores pela aprovação da matéria. Em seu discurso de reeleição, inclusive, o deputado destacou a aprovação do texto como um dos feitos de seu primeiro biênio frente à Casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?