metropoles.com

Junta Orçamentária se reúne esta semana para discutir arcabouço fiscal

Junta reúne Fazenda, Planejamento e Casa Civil e assessora o presidente em matérias econômicas, como o novo arcabouço fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Junta Orçamentária deverá se reunir ainda nesta semana para discutir o novo arcabouço fiscal, medida que substituirá o teto de gastos. A informação foi repassada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, após reunião, nesta terça-feira (14/3), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros da área social.

Segundo Costa, o tema não foi tratado no encontro desta terça, mas será discutido na reunião da Junta, que abrange os ministérios da Fazenda e do Planejamento e a Casa Civil, e tem como objetivo assessorar diretamente o presidente da República em matérias econômicas.

“Deve acontecer esta semana a reunião da Junta. O ministro Haddad vai apresentar a proposta e, posteriormente, será a apresentação, portanto, ao presidente da República”, disse Rui Costa, sem precisar a data da reunião.

A equipe econômica assumiu o compromisso de encaminhar a iniciativa ao Congresso Nacional até o fim do mês.

Preocupado com o equilíbrio das contas públicas, o mercado financeiro cobra do governo Lula uma política de controle de gastos.

Se bem recebido, o novo marco fiscal abre espaço para um comportamento equilibrado de indicadores como câmbio e juros – tanto os básicos, a taxa Selic, fixada pelo Banco Central (BC), quanto os de longo prazo.

Caso contrário, as relações entre os agentes econômicos e o governo vão azedar, com consequências imprevisíveis para o país.

Haddad levou proposta a Alckmin

Na manhã desta terça, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), um rascunho da proposta.

A versão final do novo marco fiscal deverá ser apresentada ao presidente Lula antes da viagem dele à China, agendada para 24 de março.

Atual regra fiscal em vigor, o teto de gastos é um mecanismo implementado durante o governo de Michel Temer (MDB) que limita o aumento das despesas públicas à inflação registrada no ano anterior. O PT defende uma mudança nessa regra, mas ainda não foi apresentada uma versão definitiva.

Haddad: texto de novo arcabouço fiscal está pronto para ser levado a Lula

Haddad: novo arcabouço fiscal deve focar em controle de gastos

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?