metropoles.com

Governo Lula indica 15 vice-líderes na Câmara; veja nomes e partidos

Grupo que vai representar o governo na Câmara inclui deputados do União Brasil, MDB e PSD, além de partidos afinados a Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Sessão solene de posse, no Plenário da Câmara, onde Lula faz o Compromisso Constitucional e assina termo de posse, juntamente com o vice presidente Alckmin. Local: Plenario camara dos deputados ulysses guimaraes
1 de 1 Sessão solene de posse, no Plenário da Câmara, onde Lula faz o Compromisso Constitucional e assina termo de posse, juntamente com o vice presidente Alckmin. Local: Plenario camara dos deputados ulysses guimaraes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou, nesta sexta-feira (17/2), mensagem à Câmara dos Deputados indicando os 15 deputados que irão exercer a função de vice-líderes do governo na Casa, em apoio ao líder José Guimarães (PT-CE).

Além do PT, há 11 partidos representados: União Brasil, MDB, PSD, Avante, Podemos, Solidariedade, PDT, PSB, PV, PCdoB e PSol. Veja quem são:

  1. Alencar Santana (PT-SP)
  2. Rubens Pereira Júnior (PT-MA)
  3. Ana Paula de Souza Lima (PT-PR)
  4. Damião Feliciano (União-PB)
  5. Emanuel Pinheiro da Silva Primo (MDB-MT)
  6. Pedro Paulo (PSD-RJ)
  7. Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
  8. Josenildo Abrantes (PDT-AP)
  9. Jonas Donizette (PSB-SP)
  10. João Carlos Bacelar (PV-BA)
  11. Maria Arraes (SD-PE)
  12. Waldemar Oliveira (Avante-PE)
  13. Igor Timo (Podemos-MG)
  14. Rogério Correia (PT-MG)
  15. Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ)

O grupo já se reuniu com o presidente Lula e com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto, no início de fevereiro.

Os vice-líderes auxiliam o líder na orientação da bancada durante votações e na indicação de membros que irão integrar as comissões.

Assediado para integrar a base aliada de Lula no Congresso Nacional, o Republicanos frustou o Palácio do Planalto e decidiu não indicar um de seus deputados para ser vice-líder do governo na Câmara.

O presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira, afima que a legenda será independente. Junto com o PL e o PP, o Republicanos integrou a coligação de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Até o momento, os três partidos têm se mantido distantes do governo petista, sem ministros ou indicações a cargos de segundo escalão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?