metropoles.com

Em evento, Bolsonaro volta a defender respeito entre os Três Poderes

Presidente tem amenizado o tom depois de declarações polêmicas e ataques proferidos no 7 de Setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente jair bolsonaro durante cerimonia no planalto 4
1 de 1 Presidente jair bolsonaro durante cerimonia no planalto 4 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em evento com representantes do agronegócio no Rio Grande do Sul neste sábado (11/9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o respeito aos Três Poderes, em mais uma demonstração de recuo nos ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não podemos fazer as coisas na velocidade que muitos querem, mas a gente vai aos poucos redirecionando o futuro do nosso país. Temos Três Poderes que têm que ser respeitados. E devemos buscar sempre a melhor maneira de nos entendermos para que o produto do nosso trabalho seja estendido aos 210 milhões de habitantes”, afirmou.

Foi a primeira viagem realizada por Bolsonaro depois dos discursos de 7 de Setembro e da nota em que recuou dos ataques.

“Confio no povo brasileiro, confio em vocês e eu peço que acreditem que nós estamos fazendo o possível pelo nosso país. Acima de cada um de nós, acima dos Três Poderes, está o destino dessa grande nação”, prosseguiu Bolsonaro neste sábado.

Na quinta-feira (9/9), o chefe do Executivo federal apresentou uma Declaração à Nação, na qual disse que às vezes fala “no calor do momento” e que não teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”.

“Quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”, diz o texto assinado por Bolsonaro e redigido em conjunto com o ex-presidente.

O atual presidente mandou um avião da FAB para buscar o antecessor em São Paulo. Além de ajudar na nota, o emedebista também intermediou uma conversa telefônica entre Bolsonaro e o ministro do Supremo Alexandre de Moraes, um dos principais alvos da militância bolsonarista.

Segundo relatos, Moraes teria repetido a Bolsonaro o que disse para Temer na noite anterior: que age apenas nos termos jurídicos e que não tem nada pessoal contra o atual presidente e seus apoiadores.

Marco temporal

Depois de pregar o respeito aos Três Poderes, o presidente voltou a dizer que, se uma nova interpretação em torno da demarcação de terras indígenas pelo Supremo representa o fim do agronegócio no Brasil. A corte discute a tese do marco temporal, uma interpretação defendida por ruralistas e setores interessados na exploração das terras indígenas.

O dispositivo restringe os direitos constitucionais dos povos originários. De acordo com a tese, essas populações só teriam direito a terra se estivessem sob sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

“Nós temos um problema pela frente que tem que ser resolvido: o Supremo volta a discutir uma data diferente daquela fixada há pouco tempo, conhecida como marco temporal. Se a proposta do ministro Fachin vingar, será proposta a demarcação de novas áreas indígenas que equivalem a uma região Sudeste toda. Ou seja, o fim do agronegócio. Simplesmente isso, nada mais do que isso.”

Agenda no Rio Grande do Sul

Bolsonaro está em Esteio (RS), onde o visitou a feira agropecuária Expointer e recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a maior honraria do estado.

Acompanham o presidente, na agenda no Rio Grande do Sul, os ministros Gilson Machado (Turismo), Tereza Cristina (Agricultura), general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), além de parlamentares da região.

O presidente deve regressar a Brasília no fim da tarde deste sábado, segundo sua agenda oficial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?