metropoles.com

Depois de bate-boca, comissão de Escola Sem Partido suspende sessão

Mesmo se os trabalhos forem retomados ainda nesta terça (14/11), a expectativa é que o projeto não seja votado

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mais uma reunião da Comissão que debate o projeto Escola Sem Partido foi suspensa sem deliberação nesta terça-feira (13/11). A oposição obstruiu a reunião com o uso de questões de ordem até o início da sessão deliberativa da Câmara. Com o começo dos trabalhos no plenário, a comissão precisou ser automaticamente suspensa após cerca de duas horas. A reunião pode ser retomada ao fim de sessão no plenário.

A deputada federal Érika Kokay (PT-CE) liderou as manifestações. No início, com questionamento sobre a restrição de público no plenário onde era realizada a sessão. A segurança da Câmara restringiu o número de pessoas no local e foram distribuídas senhas.

Além disso, o início da sessão não estava sendo transmitido pela internet, o que também foi alvo de questionamento dos deputados.

O deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) defendeu o projeto. “Eles (estudantes) vão à universidade e aprendem que é Marx, Paulo Freire, que a burguesia fede e não aprendem metodologia. Se ele sabe ler e escrever e fazer as quatro operações, ele saberá fazer seu juízo de valor”, disse o deputado.

Houve bate-boca entre manifestantes e parlamentares. O deputado Éder Mauro (PSD-PA) chegou a debater com os visitantes no plenário. Com as mãos, ele simulou que portava uma arma e fez como se atirasse na direção dos opositores ao projeto.

Mesmo se a comissão retomar os trabalhos ainda hoje, a expectativa é que o projeto não seja votado. Há um acordo para que seja feito um pedido de vistas, o que deve adiar a deliberação para ao menos duas sessões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?