metropoles.com

Daniela segue no Ministério do Turismo ao menos até a semana que vem

Segundo ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, governo quer esperar a aprovação de pautas importantes no Congresso para retomar discussão

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
marido
1 de 1 marido - Foto: Divulgação

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (RJ), seguirá no primeiro escalão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao menos até a próxima semana. O União Brasil, partido do qual Daniela pediu desfiliação, tem pressionado o governo por uma mudança no comando da pasta.

Daniela se reuniu com Lula nesta quinta-feira (6/7), no Palácio do Planalto. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política, também participou da agenda. Após o encontro, que durou pouco mais de uma hora, era esperado um anúncio sobre a demissão da ministra.

Depois da reunião, o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, disse que o Palácio do Planalto optou por esperar a conclusão de pautas consideradas importantes no Congresso Nacional para, então, voltar a discutir a permanência de Daniela no governo.

Nesta semana, o Parlamento tem analisado três pautas econômicas de interesse do governo: o arcabouço fiscal, a reforma tributária e o projeto que estabelece regra favorável ao governo no caso de empates em julgamentos no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

“Nós estamos vivendo um momento muito importante para o país, pela complexidade dos temas que estão sendo analisados, e [o presidente] entende que o mais adequado, o melhor, é concluir esse processo de votações e só a partir da semana que vem se debruçar de forma mais aprofundada sobre esse assunto”, declarou Paulo Pimenta.

Durante o encontro desta quinta com o presidente Lula, havia uma expectativa para que Daniela entregasse sua carta de demissão do cargo de ministra, de acordo com o marido dela, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, que é prefeito de Belford Roxo (RJ). Segundo Pimenta, nenhuma carta foi entregue.

“A ministra permanece à disposição do governo, desempenhando a sua função, e permanecerá nessa função enquanto o presidente entender. Não haverá mudança no decorrer desta semana”, completou o ministro das Comunicações.

Pressão do União Brasil

Nas últimas semanas, ganhou força no Congresso Nacional o movimento para que Lula fizesse uma troca ministerial com o objetivo de abrigar aliados em busca de apoio no Parlamento, numa tentativa de construir uma base sólida no Legislativo e evitar novas derrotas.

Apesar de o União Brasil chefiar três pastas na Esplanada dos Ministérios (Turismo, Comunicações e Integração Regional), o partido tem sido contrário ao governo em votações importantes. O União argumenta que não se sente representado pelos chefes dos ministérios e tem pressionado por mudanças.

Para o lugar de Daniela, o partido indicou o deputado Celso Sabino (PA). Embora não tenha sido confirmado como novo ministro do Turismo, o parlamentar já tem atuado informalmente na área. Ele tem conversado com ex-ministros, reunido dados e recebido demandas do setor.

Amigo próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Sabino está em seu segundo mandato como parlamentar. Em algumas ocasiões, durante a última legislatura, Sabino ficou próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a acompanhá-lo em viagens.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?