metropoles.com

CPI da Covid derruba sigilo de documentos enviados ao colegiado

No início da sessão, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a equipe estaria enfrentando dificuldades para acessar o material

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
senadores cpi da pandemia
1 de 1 senadores cpi da pandemia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou, nesta quarta-feira (9/6), a reclassificação do sigilo de documentos enviados ao colegiado. A decisão prevê o resguardo do sigilo apenas nas informações cuja confidencialidade está prevista na legislação vigente.

No início da sessão, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a equipe estaria enfrentando dificuldades para acessar os documentos sigilosos. O presidente Omar Aziz (PSD-AM) destacou que todos os senadores do colegiado enfrentavam o mesmo problema.

Segundo Aziz, em uma medida tida como estratégia, órgãos do governo federal estariam enviando todos os documentos como sigilosos, mesmo aqueles com informações cuja publicidade não traria prejuízos. O remetente do documento sigiloso, agora, “terá que dizer por que, qual a razão para ser sigiloso; se não vier, nós vamos abrir”.

“Documentos sigilosos, por exemplo, do Ministério das Relações Exteriores, tudo vem carimbado sigiloso, quando não é nada sigiloso. Tem documentos que estão no Portal da Transparência que a Secom mandou para cá como sigilosos”, defendeu.

O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), concordou com os colegas. “O senador Girão tem absoluta razão. E tem um pecado original: é que a maioria das informações chega sob sigilo”.

“A lei que estabelece o sigilo estabelece critérios. Esta Comissão Parlamentar de Inquérito, sob pena de prejudicar o aprofundamento da própria investigação, não pode concordar com a classificação ilegal, sem sustentação judicial, legal e formal para os sigilos que foram classificados”, prosseguiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?