metropoles.com

CCJ do Senado aprova PEC que extingue fundos públicos

A proposta segue para o plenário da Casa e, na sequência, precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (04/03/2020), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 187/2018, que extingue fundos públicos. Agora, a proposta segue para o Plenário e, em seguida, precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados.

Na prática, a PEC libera recursos que até então estavam carimbados, ou seja, que obrigatoriamente iam para esses fundos infraconstitucionais, para que a União, os estados e municípios gastem livremente. Essa é uma das matérias do chamado Plano Mais Brasil, elaborado pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Hoje, existem fundos constitucionais e outros criados por lei ordinária. O intuito do governo é acabar com os que não foram definidos na Constituição — é o caso, por exemplo, dos fundos para “Promoção da Competitividade” e da “Universalização dos Serviços de Telecomunicações”.

No relatório, o senador Otto Alencar (PSD-BA) definiu que a extinção só atinge fundos criados até 2016 e aqueles que não forem relacionados a obrigações constitucionais, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que custeia o salário-desemprego e o abono salarial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?