metropoles.com

Câmara e TSE assinam acordo para combater desinformação nas eleições

Pelo acordo, as instituições vão adotar medidas para desestimular e denunciar a criação e a utilização de redes de desinformação

atualizado

Compartilhar notícia

Abdias Pinheiro/SECOM TSE
Os ministros do STF Alexandre de Moraes e Edson Fachin conversam com o deputado e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, entre ambos. Eles assinam acordo entre a casa legislativa e o TSE - Metrópoles
1 de 1 Os ministros do STF Alexandre de Moraes e Edson Fachin conversam com o deputado e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, entre ambos. Eles assinam acordo entre a casa legislativa e o TSE - Metrópoles - Foto: Abdias Pinheiro/SECOM TSE

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e o vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, assinaram, nesta terça-feira (5/4), um termo de cooperação para o enfrentamento da desinformação nas eleições.

Pelo acordo, o TSE e a Câmara se comprometem em realizar atividades voltadas à conscientização da ilegalidade das práticas de desinformação, adotar medidas para desestimular e denunciar a criação e a utilização de redes de desinformação e condutas ilegais em campanhas, como o envio de disparo em massa de mensagens.

O acordo terá vigência enquanto perdurar o Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE, limitando ao prazo de 60 meses, sem prejuízo da possibilidade de prorrogação. A resolução não implica em compromissos financeiros ou transferências de recursos entre as instituições.

Por meio de outro acordo, eles criaram a Comissão Conjunta para Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, com integrantes a serem designados pela Câmara e pelo TSE.

Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, alguns deles deputados federais, vêm patrocinando ataques sem provas às urnas eletrônicas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?