metropoles.com

Câmara aprova PL do cartão nacional de vacinação on-line

Projeto define prazo de três anos para União, estados e municípios digitalizarem as informações

atualizado

Compartilhar notícia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Celso Sabino_deputado
1 de 1 Celso Sabino_deputado - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (29/4), por votação simbólica, o Projeto de Lei 468/19, que institui o cartão nacional de vacinação on-line, vinculado ao CPF do paciente e acesso disponível em todas as unidades de saúde instaladas no Brasil. Agora, a matéria segue para análise no Senado.

A intenção é substituir o cartão de vacinação em papel pelo acesso a um sistema com os dados do usuário a fim de acelerar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O PL estabelece prazo de três anos para União, estados e municípios digitalizarem as informações constantes no cartão de vacinação.

Segundo o projeto, relatado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-AP), o governo federal pode descentralizar os serviços de cadastro, emissão e validação desse cartão às Secretarias estaduais de Saúde, hospitais e demais unidades de saúde pública.

O sistema informatizado do cartão deverá avisar automaticamente seu titular da necessidade de comparecer a uma unidade de saúde para se vacinar.

O projeto proíbe estados, o Distrito Federal e os municípios de utilizar as informações contidas no cartão para proibir ou restringir a livre circulação e o acesso de pessoas a quaisquer locais, públicos ou privados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?