metropoles.com

Bolsonaro: “Meu Exército não vai cumprir decreto de governador”

Presidente entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra decretos que determinam o toque de recolher nos estados e no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro Presidente Jair Bolsonaro durante enentos com militares brasileiro
1 de 1 Bolsonaro Presidente Jair Bolsonaro durante enentos com militares brasileiro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar as medidas de restrição impostas por governadores para conter a Covid-19 e afirmou que não colocaria o Exército na rua para cumprir as ordens.

“Jamais adotaria o lockdown no Brasil. E digo mais, o meu Exército não vai pra rua pra cumprir decreto de governadores. Se o povo começar a sair, entrar na desobediência civil e começar a sair de casa, não adianta pedir pro meu Exército. Não vai, nem por ordem do papa”, afirmou Bolsonaro.

No dia 8 de março, o chefe do Executivo já havia dito a apoiadores que, se quisesse, poderia decretar um lockdown nacional para frear o contágio do vírus, mas que não “colocaria o Exército na rua” para “obrigar o povo a ficar em casa”.

Em ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nessa quinta-feira (18/3), o presidente da República pede que a Corte suspenda decretos editados pelos governadores do Distrito Federal, Rio Grande do Sul e da Bahia. Segundo o mandatário, não há previsão legal para o toque de recolher, que tem sido adotado em alguns estados e no DF.

No documento ao Supremo, Bolsonaro comparou as medidas de isolamento social impostas por governadores do DF e dos outros dois estados a um “estado de sítio” — instrumento que possibilita ao presidente da República suspender temporariamente a atuação dos poderes Legislativo e Judiciário.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?