metropoles.com

Bolsonaro à CPI sobre passeios: “Não interessa onde eu estava”

Presidente disse ter recebido documentos questionando as saídas que tem feito aos fins de semana, nas quais promove aglomerações

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Braga neto e jair bolsonaro no palacio do planalto
1 de 1 Braga neto e jair bolsonaro no palacio do planalto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta quarta-feira (5/5) pedidos feitos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid sobre passeios e deslocamentos feitos por regiões de Brasília e do Entorno do Distrito Federal desde março do ano passado.

O objetivo do requerimento de informações é identificar se, de alguma forma, o mandatário do país promoveu aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus. O requerimento foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), da base aliada do próprio governo, por pedido do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que não é membro da comissão.

“Eu sempre estive no meio do povo, estarei sempre em meio do povo. Recebo agora documentos da CPI para dizer onde eu estava nos meus últimos fins de semana, 50. Não interessa onde eu estava. Respeito a CPI, estive no meio do povo, tenho que dar exemplo”, disse Bolsonaro em discurso durante evento no Palácio do Planalto.

Girão solicita ao governo federal que entregue arquivo eletrônico, na forma de planilha, contendo os registros sobre as datas, local e autoridades que acompanharam o chefe do Executivo nacional nos passeios pela capital do país.

O presidente tem feito as saídas aos fins de semana, fora da agenda, e divulga vídeos nas redes sociais, alegando que está “ouvindo o povo”.

Tratamento precoce

Bolsonaro disse ainda esperar que os senadores que atuam na CPI desnudem o caso do uso de “doses cavalares” de cloroquina em Manaus. “Espero que a experiência de Manaus, com doses cavalares de hidroxicloroquina, seja completamente desnudada pelos senadores”.

Durante o discurso, o Bolsonaro fez uma analogia para defender o uso dos medicamentos cientificamente ineficazes. “Se algum de vocês perceber um barulho na porta, ou na cozinha de vocês, à noite, vocês vão fazer o quê? Vão pra baixo da cama? Ou vão se preparar para aquela pessoa que, com toda certeza, tá invadindo seu imóvel?”, questionou.

“Com o vírus é a mesma coisa, temos que enfrentá-lo. Essa CPI, eu tenho certeza, vai ser excepcional no final da linha. Vai mostrar, sim, o que alguns fizeram, erradamente, com os bilhões entregues pelo governo para seus respectivos estados e municípios”, continuou o chefe do Executivo nacional.

Evento 5G

Bolsonaro e ministros participaram na manhã desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, da abertura da Semana das Comunicações — iniciativa da pasta comandada por Fábio Faria, em alusão ao Dia Nacional das Comunicações, celebrado neste 5 de maio.

No evento, o Banco do Brasil e o Sebrae assinaram um protocolo de intenções para viabilizar internet para mil municípios. A parceria é parte do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações.

Em seguida, o presidente se deslocou a pé ao Congresso Nacional, onde participou de demonstrações das aplicações práticas do uso da nova tecnologia 5G Standalone no Brasil. A exibição contou com estandes das grandes empresas que vendem tecnologia 5G, como Huawei, Nokia e Qualcomm.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?