metropoles.com

Polícia de MG apreende material de campanha com Lula candidato

Decisão atendeu a um pedido da coligação do PSDB, cujo candidato ao governo de Minas Gerais é Antonio Anastasia

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Petralhas
1 de 1 Petralhas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As sedes do PT e do PCdoB em Belo Horizonte e Itaobim, na região do Vale do Jequitinhonha (MG), foram alvos nesta sexta-feira (28/9) de uma operação das polícias Militar e Federal, que cumpriram mandado de busca e apreensão para recolher material de campanha com referências à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições 2018. O petista teve candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após ser condenado e preso na Lava Jato.

A reportagem teve acesso ao mandado, emitido pela juíza Andréia Cristina de Miranda Costa, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), atendendo pedido da coligação do PSDB, cujo candidato é Antonio Anastasia. Os partidos desta chapa teriam indicado para a Justiça onde poderiam ser encontrados os materiais.

Os demais partidos da coligação do PT em Minas, como o PSB, não foram alvos do mandado. PR e DC também estão na chapa.

De acordo com o TRE, foram recolhidos 20 caixas e pacotes contendo panfletos, adesivos e santinhos de candidatos com o nome do ex-presidente Lula como candidato à Presidência da República nas eleições 2018.

Outros mandados ainda serão cumpridos, mas a Justiça Eleitoral não informou em quais locais.

TSE barrou Lula
Lula foi impedido de ser candidato em 1º de setembro, pelo TSE. Na ocasião, o tribunal decretou que nenhum material de campanha poderia conter qualquer menção à candidatura do ex-presidente. No dia 11, o PT decidiu que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, seria o candidato do partido na disputa presidencial.

De acordo com a assessoria de imprensa do PCdoB, cerca de 20 policiais reviraram a sede, em busca de materiais de campanha de Lula. Tudo o que foi apreendido teria sido impresso antes da decisão do TSE. Na sede do PT, o que foi levado já estaria separado para ser incinerado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?