metropoles.com

Onyx diz que decreto sobre posse de armas é “início de mudança”

Ministro-chefe da Casa Civil assinou texto no jornal Folha de S. Paulo no qual critica governos anteriores e defende novas regras

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro em visita de cortesia à PGR. Brasília(DF), 20/11/201
1 de 1 Bolsonaro em visita de cortesia à PGR. Brasília(DF), 20/11/201 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, publicou artigo neste domingo (20/1), no jornal Folha de S. Paulo, no qual critica abordagem de governos anteriores sobre posse de armas e defende o Decreto 9.685, assinado em janeiro pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Lorenzoni começa o texto opinando sobre o Estatuto do Desarmamento, que entrou em vigor em 2003, primeiro ano do governo Lula. “Desarmar a população é um dos maiores desejos daqueles que não respeitam o que há de mais precioso para um povo, a liberdade”, diz o ministro.

“No Brasil, o fato é que com a entrada em vigor do famigerado estatuto a violência aumentou. A insegurança aumentou. A insegurança do cidadão que não pode defender a sua vida, a sua família e a sua casa, do comerciante que sofre com assaltos, do produtor rural que sofre com invasões de suas terras e o abigeato. São fatos que põem por terra os argumentos de quem sempre defendeu o desarmamento dos cidadãos”, argumenta Lorenzoni.

Na segunda parte do artigo, intitulado Em defesa do direito à legítima defesa, o gaúcho afirma que o decreto representa “o início de uma mudança necessária e desejada”. “O povo brasileiro será respeitado em seus desejos e necessidades”, garante.

O ministro finaliza a publicação relacionando a mudança das regras à identidade da gestão Bolsonaro. “Traz as grandes marcas que o presidente e o governo querem imprimir em cada ato: o respeito e a confiança nos brasileiros de bem, a maioria absoluta da nossa gente”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?