metropoles.com

Observatório Legislativo lança portal para acompanhar intervenção

Página concentrará dados, pesquisas e estudos sobre segurança e funcionará como canal para denúncia de possíveis arbitrariedades no Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
maia observatório intervençao
1 de 1 maia observatório intervençao - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta quarta-feira (28/2), em cerimônia no Salão Verde, o lançamento do portal do Observatório Legislativo da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Olerj). A página contém análises de dados da intervenção, estudos e pesquisas sobre violência, projetos de lei em tramitação a respeito do tema, notícias e a agenda do Observatório.

No evento, Maia destacou o papel da Câmara em fiscalizar e acompanhar a intervenção federal. Ele acrescentou que o Observatório pretende também propor soluções para melhorar as condições da juventude do estado.

“Há uma desesperança muito grande na nossa juventude. Precisamos focar não só o acompanhamento do planejamento e a ação do interventor [general Braga Netto], como também a elaboração conjunta de soluções para que nossos jovens tenham condições de construir um futuro melhor”, afirmou.

Segundo a Câmara, o Olerj vai incentivar a produção de estudos e avaliações da situação de violência no Rio de Janeiro, em parceria com institutos de pesquisa e universidades. Também realizará visitas técnicas e audiências públicas no estado e oferecerá uma ferramenta digital de debates e fóruns para ouvir a população. Servirá, ainda, como canal para o encaminhamento e acompanhamento de eventuais denúncias de violação de direitos e garantias fundamentais durante o período de intervenção.

A primeira reunião do Observatório Legislativo ocorreu no último sábado (24), no Rio de Janeiro, e contou com a presença de secretários municipais de educação, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais.

Transparência
Coordenadora do Observatório, a servidora da Câmara Andrea Perna destacou que um dos objetivos do Olerj é criar instrumentos de transparência e de controle social. Ela salientou que a pesquisa de indicadores é uma importante ação a ser realizada pela iniciativa.

“Trabalharemos com dados secundários (de institutos e de indicadores) e com pesquisa de campo. Os pesquisadores e parlamentares dialogarão com as cidades e as comunidades, em busca de soluções e na fiscalização da intervenção”, comentou a servidora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?