metropoles.com

Lula evoca Guerra de Canudos ao criticar presidente do TRF-4

“Esse cidadão, ele é bisneto do general Flores, que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. É da mesma linhagem”, disse o ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Lula-em-evento-de-catadores-840×560
1 de 1 Lula-em-evento-de-catadores-840×560 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Ao criticar as declarações do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Thompson Flores, sobre ameaças aos desembargadores que irão julgá-lo no próximo dia 24, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evocou a Guerra de Canudos. Conforme Lula destacou, o desembargador na presidência da Corte de apelações da Lava Jato é trineto de um general que morreu durante a ofensiva do Exército contra a comunidade no interior da Bahia, em 1896. Em evento no Rio, nessa terça-feira (16/1), o petista questionou se talvez não esteja sendo visto como um “cidadão de Canudos” e se Thompson Flores, “da mesma linhagem”, não quer “acabar” com sua “viagem”.

Lula participou de ato em seu favor, com cerca de mil pessoas, majoritariamente da área da cultura. Durante o evento, voltou a dizer que a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o juiz Sérgio Moro, quem o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex, “mentiram” em inquérito, acusação e sentença. O petista disse que Moro deveria ser “exonerado”.

O ex-presidente será julgado no dia 24, pelo TRF-4. Ele apela da sentença de Moro, a qual o condenou por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O magistrado da Lava Jato entendeu que o triplex no condomínio Solaris, no Guarujá, e suas respectivas reformas, custeadas pela OAS, foram formas de pagamento de propinas de R$ 2,2 milhões ao ex-presidente.

Os recursos de Lula e de outros seis réus no processo do triplex serão julgados pelos desembargadores da 8ª Turma da Corte federal João Pedro Gebran Neto, Victor Laus e Leandro Paulsen.

Thompson não faz parte do colegiado que decidirá a sorte de Lula

O ex-presidente insistiu nas críticas à condução, por Thompson, do episódio sobre as ameaças que desembargadores vêm recebendo às vésperas de seu julgamento. “O que me chama atenção é que esse cidadão vai a Brasília, pedir proteção na Suprema Corte sem explicar quem está ameaçando. Porque, veja, se tiver ameaça, tem que pedir proteção, mas diga quem está ameaçando.”

“Aliás, esse cidadão, ele é bisneto [sic] do general Flores, que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. É da mesma linhagem. Então, quem sabe ele esteja me vendo como um cidadão de Canudos e queira acabar com minha viagem?”, ponderou.

O trisavô de Thompson, Tomás Thompson Flores, é citado em “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e foi coronel na Guerra de Canudos, onde morreu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?