metropoles.com

Empresa lança plataforma de monitoramento da reforma da Previdência

A PreviBoard se baseia na teoria das “8 emoções básicas” e consegue extrair das redes sentimentos como confiança, medo, alegria e tristeza

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
PreviBoard
1 de 1 PreviBoard - Foto: Reprodução

No momento em que a atenção dos brasileiros se volta para a reforma da Previdência, proposta do governo para equilibrar as contas públicas, uma empresa alia inteligência artificial e inteligência humana para monitorar a tendência de votos dos parlamentares no Congresso Nacional.

A plataforma vai se chamar PreviBoard e usa uma tecnologia desenvolvida na Universidade do Minho por programadores da AP Exata – Inteligência em Comunicação Digital. Ela se baseia na teoria das “8 emoções básicas”, criada pelo psicólogo norte-americano Robert Plutchik, e consegue extrair das redes sentimentos como confiança, medo, alegria e tristeza.

a AP Exata criou um modelo híbrido de monitoramento de conteúdo que consegue captar, em tempo real, a tendência de voto dos parlamentares – neste caso, com o apoio de profissionais que acompanham o dia-a-dia do Congresso – e os sentimentos que o debate sobre o tema está despertando nas redes.

O PreviBoard será lançado na próxima terça-feira (23/04/19), em São Paulo, durante apresentação para executivos do mercado financeiro. Além de ter acesso ao dashboard, com informações em tempo real sobre o processo de votação, os clientes vão receber também relatórios diários com a análise dos dados apurados e das tendências.

Para o Diretor de Big Data da AP Exata, jornalista Sérgio Denícoli, “o PreviBoard vai proporcionar aos assinantes informações sempre atualizadas sobre a votação da Previdência, resultado de um modelo inovador que junta inteligência artificial e inteligência real, humana.”

O Economista-Chefe da Guide Investimentos, João Maurício Rosal, explica que “o mercado é bastante sensível à evolução da Reforma da Previdência” e pontua “a necessidade de desenvolver uma ferramenta capaz de adiantar o apoio ao tema dentro do Congresso”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?