metropoles.com

Comissão tira Coaf de Moro e determina volta para Economia

Deputados aprovaram o texto-base da reforma administrativa por 14 votos a 11 nesta quinta-feira (09/05/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
REUNIÃO COM OS GOVERNADORES ONDE APRESENTA O PROJETO DE LEI ANTICRIME.
1 de 1 REUNIÃO COM OS GOVERNADORES ONDE APRESENTA O PROJETO DE LEI ANTICRIME. - Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A comissão mista que analisa a Medida Provisória nº 870 da reforma administrativa decidiu, por 14 votos a 11, tirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça, nesta quinta-feira (09/05/2019). A permanência do Coaf com a pasta de Sergio Moro era defendida pelo ministro e representa uma perda para o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Com isso, o órgão de fiscalização volta para a Economia.

A emenda de destaque que trata da mudança do Coaf pegou o governo de surpresa, uma vez que teve apoio de parlamentares com os quais o governo contava para manter o órgão fiscalizador sob o comando de Moro.

Por ora, senadores governistas têm aconselhado Moro e o próprio presidente Bolsonaro a não comprar a briga com os parlamentares, pois existem medidas mais importantes a serem negociadas, como a reforma da Previdência. Ainda há a possibilidade de que o Coaf seja estruturado conforme vontade do governo, mas na pasta da Economia.

A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), informou que ainda vai avaliar se haverá uma articulação do Palácio do Planalto para reverter essa decisão em plenário.

Após a aprovação na comissão mista, o parecer da reforma administrativa terá de ser analisado pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?