Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia”

O presidente prestou solidariedade aos familiares e às vítimas do massacre de Suzano na tarde desta quarta-feira (13/3)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para expressar suas condolências pelos mortos do ataque na escola em Suzano (SP), ocorrido na manhã desta quarta-feira (13/3). Por volta das 16h, ele usou a rede social para classificar o ato como “uma monstruosidade e covardia sem tamanho”.

Dois jovens entraram na escola estadual Raul Brasil fortemente armados com um revólver calibre .38, uma besta — arma medieval com flechas —, facas, peças que imitavam explosivos e um machado. Guilherme Taucci Monteiro, 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, 25, deixaram oito mortos e dezenas de feridos antes de tirarem a própria vida. A direção já confirmou que os atiradores são ex-alunos.

O Governo Federal divulgou, na tarde desta quarta-feira (13/3), uma nota oficial lamentando o ataque. “Mais uma vez, nosso país é abalado por uma grande tragédia”, diz o comunicado, que não traz a assinatura do presidente.

“O Governo Federal manifesta seu profundo pesar com os fatos ocorridos na cidade de Suzano, em São Paulo, apresentando suas condolências e sinceros sentimentos às famílias das vítimas de tão desumana ação. Ao estado de São Paulo, colocamos nosso total apoio para auxiliar na apuração dos fatos”, diz o comunicado.

A polícia identificou todas as oito vítimas da tragédia. Entre elas, estão duas funcionárias da instituição de ensino, Marilena Ferreira Vieira Umezu e Eliana Regina de Oliveira Xavier. Cinco jovens, todos estudantes do ensino médio, e um comerciante da região também perderam a vida no ataque.

Pablo Henrique Rodrigues, Cleiton Antônio Ribeiro, Caio Oliveira, Samuel Melquíades Silva de Oliveira e Douglas Murilo Celestino estavam no pátio, durante o intervalo das aulas, quando foram surpreendidos pelos tiros.

Jorge Antônio Moraes, dono de uma locadora de veículos que fica ao lado do colégio, foi o primeiro a ser atingido pelos atiradores. Ele seria tio de um dos atiradores e percebeu um comportamento estranho no adolescente. O comerciante foi socorrido e levado ao hospital municipal de Suzano, mas não resistiu.

O caso
Os jovens entraram na escola na manhã desta quarta-feira (13/3) e dispararam contra alunos e funcionários. Logo após, se mataram. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram atingidas dezenas de pessoas.

Morreram, vítimas do ataque, cinco crianças, que eram alunos da escola, os dois atiradores, duas funcionárias do colégio e um comerciante local. O Corpo de Bombeiros está no local desde a manhã desta quarta-feira. No total, 23 pessoas foram encaminhadas a hospitais.

Confira imagens do atentado:

Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - destaque galeria
13 imagens
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 2
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 3
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 4
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 5
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 6
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 1
1 de 13

Reprodução / TV Record
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 2
2 de 13

Reprodução / TV Record
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 3
3 de 13

Reprodução / TV Record
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 4
4 de 13

Reprodução / TV Record
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 5
5 de 13

Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 6
6 de 13

Reprodução / WhatsApp
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 7
7 de 13

FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
Além dos 10 mortos, muitos alunos e funcionários ficaram feridos
8 de 13

Além dos 10 mortos, muitos alunos e funcionários ficaram feridos

WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 9
9 de 13

WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 10
10 de 13

Werther Santana/Estadão Conteúdo
Bolsonaro fala sobre tiroteio em Suzano: “Monstruosidade e covardia” - imagem 11
11 de 13

Reprodução/Redes Sociais
Luiz Henrique de Castro foi um dos autores do massacre de Suzano. Ele tinha 25 anos
12 de 13

Luiz Henrique de Castro foi um dos autores do massacre de Suzano. Ele tinha 25 anos

Reprodução
Guilherme Taucci Monteiro é um dos autores do massacre de Suzano. A foto é antiga
13 de 13

Guilherme Taucci Monteiro é um dos autores do massacre de Suzano. A foto é antiga

Reprodução

A Polícia Militar informou ainda que os criminosos que dispararam contra os alunos usaram revólveres calibre .38 e uma besta – que é uma arma medieval.

O ataque ocorreu na escola Raul Brasil, que abriga, segundo o Censo 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.051 alunos e 121 funcionários. O colégio fica na região central da cidade.

Fotos expostas em redes sociais mostram ainda que os dois atiradores tinham artefatos que lembram bombas caseiras, os quais acabaram não sendo detonados.

Os dois atiradores usavam máscaras e toucas. Uma das balaclavas tinha o desenho de uma caveira na região da face. Ambos também portavam relógios virados para baixo.

Redes
O ataque a tiros à escola estadual Raul Brasil figurou em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter mundial durante boa parte da manhã. Após a tragédia, que deixou 10 mortos até o momento, usuários lembraram um caso com características semelhantes que aconteceu em Realengo, no Rio de Janeiro. No Twitter nacional, o ataque também aparece entre os mais compartilhados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?